Unifesp recebe encontro de pró-reitores da região Sudeste


Evento integra o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP)

A Unifesp recebeu na terça-feira (16/06) o encontro de pró-reitores da região Sudeste, que integra o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP). A coordenação foi de responsabilidade do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Sérgio de Morais Hanriot.

Com o tema “Interdisciplinaridade, internacionalização e integração regional: o desafio de transformar teorias em práticas efetivas”, o evento recebeu como palestrantes Arlindo Philippi Jr, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenador da área de interdisciplinaridade da CAPES; Esper Cavalheiro, pró-reitor de Planejamento da Unifesp, e Isac Almeida de Medeiros, professor titular da Universidade Federal da Paraíba e presidente do FOPROP.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação da Unifesp e vice-coordenadora do FOPROP Sudeste e deste encontro, Maria Lucia O. S. Formigoni, o evento foi muito importante para o fortalecimento de parcerias entre as universidades, em especial, da região e também para todo o país.

“A convergência de saberes de diversas áreas é fundamental para o desenvolvimento de propostas criativas para enfrentamento de problemas complexos. A entusiasmada participação dos pró-reitores demonstra que este é caminho promissor para a construção de um sistema de pós-graduação e pesquisa apto a formar recursos humanos altamente qualificados, aptos a desenvolver ciência de ponta no país”, explicou a pró-reitora.

Ela ressaltou também a participação do presidente e da vice-presidente do FOPROP na reunião, o que permitiu a discussão de estratégias nacionais para enfrentamento dos desafios técnico-científicos e financeiras que se apresentam neste momento.

Ao final das palestras, foi discutida a criação de propostas para a elaboração da Carta Sudeste 2015, que será encaminhada para discussão no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP).

Ascom Unifesp