Ministra participa do lançamento na UFC da maior pesquisa da AL sobre violência doméstica

Convênio para execução de pesquisa sobre as condições socioeconômicas e a violência doméstica e familiar contra a mulher será assinado quarta-feira (26), às 17h, entre a UFC e o Instituto Maria da Penha, na presença da Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Eleonora Menicucci de Oliveira.

A ativista Maria da Penha também participará do ato. A pesquisa é coordenada pelo Prof. José Raimundo Carvalho, do Curso de Pós-graduação em Economia (CAEN) da UFC. A solenidade será no Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

Serão mais de 30 mil famílias pesquisadas, nas nove capitais nordestinas, durante dois anos, o que constituirá o maior estudo sobre o tema na América Latina. “É um projeto de pesquisa pioneiro que vai coletar a melhor base de dados para se estudar violência doméstica no nosso País. Várias perspectivas teóricas vão ser contempladas, como criminológica, sociológica, econômica, de direitos humanos e de saúde pública, dentro de um contexto de uma metodologia científica de coleta de dados e acompanhamento longitudinal dessas famílias”, diz o pesquisador.

“Quando tivermos essa primeira onda de base de dados, já a partir do primeiro ano, vamos conseguir diagnosticar, de uma maneira mais precisa, como é a violência doméstica, em que nível ela está no Brasil”, completa.

Toda a diversidade econômica, cultural e social do povo brasileiro estará presente na pesquisa: diferentes grupos étnicos, de faixas de renda, educacionais e religiosos. Casais homoafetivos femininos e mães solteiras que sofram violência física ou psicológica de atuais ou ex-companheiros integram também o trabalho.

Para a ativista Maria da Penha, é necessário que seja feita a sensibilização dos gestores para criar as condições em que cada mulher, no seu município, possa denunciar os casos de violência. “Isso ainda não temos e essa pesquisa, com certeza, vai mostrar a gravidade da presença da violência doméstica na estrutura dos Estados do Nordeste”.

Na ocasião, será renovado convênio de colaboração técnica entre a UFC e o Instituto Maria da Penha, ativo desde 2012. Uma parceria que “sem dúvida damos todo apoio e que nos traz a oportunidade, do ponto de vista institucional, de fortalecer esse tema dentro dos nossos processos de formação”, avalia o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos.

Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC