UNIR terá Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte

Com a aprovação da proposta apresentada em um chamamento público do Ministério do Esporte, o Departamento de Educação Física (DEF) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) trará para o estado o “Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Rondônia”. A chamada pública foi para seleção de propostas para apoio à estruturação e funcionamento de 27 centros, sendo um em cada Unidade de Federação do País.

O foco dos centros de pesquisa é o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas articuladas em níveis local, estadual e regional, tendo como finalidade produzir e socializar conhecimentos que contribuam com a qualificação das políticas públicas, programas e projetos esportivo-educacionais e de lazer de inclusão social, em execução ou a serem desenvolvidos no país.

Em Rondônia, o centro de pesquisa será implantado no campus de Porto Velho, sob a coordenação do DEF, através dos professores doutores Célio José Borges, Ramon Nuñez Cardenas, Ivete de Aquino Freire e Tatiane Teixeira. Devido à relevância do projeto apresentado pelo DEF/UNIR, o Ministério do Esporte aumentou de 150 para 195 mil reais o valor destinado ao Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Rondônia. O prazo de execução do projeto é de novembro/2015 a novembro/2017.

O projeto do centro de pesquisa é dividido em quatro subprojetos, todos voltados à realização de um estudo minucioso sobre as diretrizes das políticas públicas de esporte e lazer do estado e municípios de Rondônia e sobre os espaços públicos destinados a prática de esportes em todo o estado. Além disso, os pesquisadores farão ainda um levantamento histórico das práticas de esporte e lazer na Universidade Federal de Rondônia, com o objetivo de fortalecer a institucionalização dessas atividades na instituição.

As pesquisas realizadas no centro contribuirão para a elaboração de diagnósticos que indiquem as especificidades, potencialidades e necessidades regionais nas áreas de esporte e lazer. Para o professor Célio Borges, a criação do centro representa o cumprimento do papel social da Universidade tanto no campo acadêmico quanto no campo político, uma vez que aumentará a produção de conhecimento do Departamento de Educação Física da UNIR, com a realização de novas pesquisas, e fornecerá subsídios para a formulação de políticas públicas inclusivas de esporte e lazer.

Na visão do professor, “a implantação do centro de pesquisas amplia o âmbito de atuação do Departamento” e facilita a aprovação e execução de novos projetos de pesquisa, de extensão e até mesmo a criação de um Mestrado na área.

ASCOM – Universidade Federal de Rondônia