Universidade Federal de São João del-Rei divulga nota pública sobre cenário político do País

O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei, reunido em 25 de abril de 2016, manifesta a sua preocupação com o delicado cenário político em que o País se encontra, causando insegurança institucional e social.

A UFSJ, mantendo o seu compromisso histórico de lutas pelo processo de construção da democracia no País, pautada na liberdade de pensamento e na defesa intransigente da pluralidade de ideias, tem compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, interesse maior de toda a sociedade, independentemente de posições ideológicas, religiosas, partidárias ou de qualquer outro tipo.

Este Conselho condena os cortes orçamentários na área da educação, que já prejudicam nossos estudantes e ameaçam inviabilizar nosso pleno funcionamento. Dessa forma, manifesta-se também pela manutenção, por parte do Estado brasileiro, do compromisso com o Ensino Público Superior gratuito e de qualidade. Muitas instituições federais, inclusive a UFSJ, encontram-se em processo de expansão, estimuladas pelo próprio governo federal. A garantia de manutenção desses compromissos é sinônimo de acesso e permanência de estudantes provenientes dos diversos grupos sociais nas universidades públicas brasileiras.

A UFSJ repudia toda e qualquer tentativa de quebra da ordem democrática. Ao fazê-lo, vem manifestar seu pleito no sentido de reforçar programas sociais com ações efetivas destinadas às populações socialmente vulneráveis, visando a paz, a justiça social e o respeito aos direitos humanos.

Entende, finalmente, que qualquer atitude contra a democracia é também contra a diversidade de interesses e de saberes, contra a liberdade de pensamento e o pensamento crítico, contra a criatividade e a pluralidade de ideias. Defender a democracia significa defender todos nós, sem exceção!

A UFSJ conclama a todas e a todos, em especial à comunidade acadêmica, a continuar lutando pela democracia, pela justiça social, pela paz, pelo respeito a todas e a todos e por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.