UFJF – Lançamento de livro homenageia professor aposentado do Serviço Social

Em solenidade que ocupa o auditório do Museu de Arte Murilo Mendes nesta quarta-feira, 22, às 19 h, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) homenageia os 70 anos do professor aposentado José Paulo Netto com o lançamento do livro “José Paulo Netto. Ensaios de um marxista sem repouso”, organizado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Braz.

Em texto que apresenta a obra, a professora Elaine Rossetti Behring, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ressalta que o lançamento da coletânea cuidadosamente realizada por Marcelo Braz coincide com o centenário da Revolução de Outubro e mostra ao leitor “a abrangência temática, a coerência e a sagacidade de seu pensamento. Estes textos, até então dispersos em várias fontes, revelam, em cada linha, sua conexão com a história e a preocupação em compreender o contexto das lutas de classes, seja em análises mais gerais sobre a dinâmica contemporânea do capitalismo, seja de processos revolucionários particulares, seja acerca do Serviço Social, seja enfim da tradição marxista internacional e latino-americana”.

Discípula assumida, Elaine reafirma sua admiração e sua gratidão pelos ensinamentos de José Paulo Netto, lembrando que foram quase três décadas de convivência. Por isso, convida o público à leitura de uma obra que denota toda a fruição intelectual e a militância de seu autor. “José Paulo Netto mais uma vez nos ensina e impulsiona, sob a forte inspiração marxiana, a não só interpretar, mas transformar o mundo”, conclui.