Home Universidades Federais Embaixador discute cooperação internacional e lança livro na Unilab

Embaixador discute cooperação internacional e lança livro na Unilab

0
0

A quarta atividade do VIII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública e do Curso Livre “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”, realizados pela Unilab e pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Nethis/Fiocruz), ocorreu nesta terça-feira (17), no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A conferência abordou “A cooperação em prol do Desenvolvimento”, com o embaixador João Almino de Souza Filho, diretor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). Estiveram presentes para abertura do evento, o reitor da Unilab, Anastácio de Queiroz Sousa, o diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde de Brasília, José Paranaguá de Santana, o assessor para África do Cris/Fiocruz, Salustiano Pessoa, a chefe de gabinete da Unilab, professora Andreia Muraro, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), professor Francisco Nildo da Silva e a corregedora da Unilab, Adriana de Melo Barros.

O diretor da ABC/MRE, João Almino apresentou detalhadamente as ações da agência e dentre elas, relatou a ação do projeto de Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior para a cooperação da CPLP, tem o objetivo geral de constituir, na perspectiva da cooperação Sul-Sul, uma rede de instituições capaz de promover a inclusão, o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica de qualidade e a formação de cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de seus países. “Falar sobre cooperação e desenvolvimento é falar sobre o bem-estar de nossas comunidades. É falar sobre a relação entre povos”, afirma o diplomata.

“No momento em que o Brasil ocupa a presidência da CPLP e por ter escolhido o tema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, fica mais clara a necessidade e a importância do fortalecimento das ações de cooperação para o desenvolvimento internacional efetivo, equilibrado e equitativo”, esclareceu o embaixador.

A conferência foi mediada pelo reitor, Anastácio de Queiroz que foi agraciado com um exemplar da obra “30 anos da ABC: visões da cooperação técnica internacional brasileira”, organizada por João Almino e Sérgio Eduardo Moreira Lima. A obra faz parte da coleção Política Externa Brasileira, publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

Logo depois, a professora de Literatura, vinculada ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e atual chefe de gabinete da Reitoria, Andreia Muraro fez a apresentação do livro “Entre facas, algodão”, do escritor e diplomata, João Almino, citando um trecho, dentre tantos diálogos da história, embasado na experiência de um viajante. Outro exemplar foi doado e autografado para sorteio entre os seguidores do Facebook Oficial da Unilab.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde de Brasília, José Paranaguá, a atividade de encerramento, que acontecerá entre os dias 7 e 8 de dezembro, vai apresentar a experiência da Fiocruz, à qual serve como secretaria executiva desde sua criação, na constituição da rede de cooperação de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP/CPLP), através da oficina de trabalho “Articulação Fiocruz & Unilab na cooperação Afro-brasileira”, com a participação de professores, estudantes de nacionalidades distintas e representantes das universidades, para discorrer sobre questões de saúde dos países de língua portuguesa.

Sobre o autor

 O membro da Academia de Letras, escritor e diplomata João Almino, nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é autor do Quinteto de Brasília, composto pelos romances Idéias para Onde Passar o Fim do Mundo (indicado para o Prêmio Jabuti, ganhador de Prêmio do Instituto Nacional do Livro e do Prêmio Candango de Literatura), Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor (Prêmio Casa de las Américas 2003), O Livro das Emoções (finalista do 7º Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009 e finalista do 6º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2009), finalista do Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011, entre outras obras.

Confira na programação as próximas sessões do ciclo de debates.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES

A realização de pesquisas para o levantamento de dados que pudessem subsidiar na criação d…