Ufam e Suframa se reúnem para definir parcerias

Acompanhado da equipe técnica da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 27, com o gestor da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino. Em pauta, assuntos relativos à atuação da Unisol, mais precisamente às ações de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade, os quais podem receber recursos via Suframa.

Pontuando parcerias já existentes entre as duas instituições, o reitor considerou que a Superintendência é um importante órgão no processo de manutenção das atividades que permeam o trabalho da Unisol. “Tenho me dedicado bastante a promover uma agenda em Brasília em busca de recursos para a Universidade. Já estive em audiência no Ministério de Ciência e Tecnologia e no Ministério da Educação para trabalhar em busca de recursos que possam promover a ampliação e melhoria dos nossos projetos, visando garantir a aplicação dos investimentos. A Suframa é um importante agente nesse processo, por isso, esta visita de cortesia para afinarmos nossas atuações”, afirmou o reitor. 

Ele lembrou que a Ufam mantém ativos 238 grupos de pesquisa, todos certificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os quais necessitam de recursos para continuarem exercendo suas produções de forma efetiva, via Suframa.

O superintendente órgão agradeceu a visita da comitiva e se pôs à disposição da Universidade e da Unisol para atender às demandas que irão viabilizar a implementação de políticas de pesquisa no âmbito da Universidade Federal do Amazonas.

Na reunião, a Unisol foi representada por seu diretor, professor José Castro, pela gerente de contratos e convênios, Ticiana Siqueira, pela analista de prestação de contas, Adalgiza Barroso, e pelos advogados Ana Luiza Rebouças e Bruno Frota.

Por Carla Santos – Equipe Ascom