UFRGS firma parceria com o TRE/RS

Convênio estabelece cooperação entre a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

A UFRGS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, assinaram, nesta terça-feira, dia 27, acordo com objetivo de cooperação técnica, científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre as instituições. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Reitoria. Assinaram o termo, o reitor Rui Oppermann, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Carlos Cini Marchionatti. Participaram da cerimônia membros das duas instituições.

Pela parceria, haverá a organização e disponibilização de dados das seções eleitorais do TRE referentes às eleições do século XX, do acervo de cobertura midiática de eleições desde a redemocratização e a realização de eventos conjuntos. Para Eduardo Svartman, coordenador do PPG em Ciência Política, o acesso a documentação vai permitir fazer uma radiografia do eleitor do gaúcho ao longo do século XX muito precisa.

O desembargador Marchionatti salientou que pra a justiça eleitoral era uma honra fazer este convênio. A Escola Judiciária Eleitoral, juntamente com a UFRGS, poderá desenvolver o conhecimento destinado a servir a sociedade. O reitor Oppermann apontou que o trabalho desenvolvido em parceria mostrará como a sociedade gaúcha amadureceu dentro do processo eleitoral e que tem um valor intangível. Ao final do discurso, colocou que a Universidade sempre estará pronta não só para esse convênio, como para outras atividades, outras oportunidades como parceiros do Tribunal.