UFRR – Ministro da Educação anuncia investimento de 2,9 milhões

Com parte da agenda em Boa Vista, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, esteve na Universidade Federal de Roraima (UFRR) na última sexta-feira (15) e anunciou a liberação de R$ 2,9 milhões para UFRR.

O recurso será destinado à reforma do prédio da União Operária, visitado pelo Ministro e sua equipe, e para a contratação de serviços terceirizados para suprir as necessidades imediatas de todas as unidades da instituição.

O espaço de Cultura e Arte União Operária é um imóvel cedido à UFRR pelos próximos 50 anos e reconhecido como patrimônio histórico do município de Boa Vista. A reforma visa atender as adequações necessárias ao restauro das condições originais do prédio, atendendo a exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Com a reinauguração o espaço atenderá cerca de 300 pessoas, melhorando as atividades culturais já desenvolvidas, como exposições de artistas locais e atividades do Clube do Colecionador. O local irá contribuir ainda, com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para estrangeiros, tornando-se um ponto de acolhimento.

Para o ministro a visita é um aprendizado. “Temos que conviver com a diversidade, entender os pontos. Estamos liberando recursos para retomada de projetos, reforma de prédio que trabalha com cultura, com diversidade. Isso é importante para o Ministério”, disse.

Bolsas – Após a visita à União Operária, a comitiva foi até o campus Paricarana da UFRR para conversar com a comunidade acadêmica. Após a visita ao prédio recém inaugurado do curso de Letras/Libras, a equipe foi recebida por um grupo de estudantes indígenas,no prédio da reitoria, que realizaram um protesto cobrando atenção para as políticas afirmativas destinadas aos alunos indígenas, na garantia de manutenção e ampliação de bolsas. Na reunião no Salão Nobre, o ministro ressaltou a garantia da bolsa permanência, a partir desta semana, para beneficiar os estudantes das áreas indígenas e quilombolas no atendimento às suas demandas.

Diálogo – O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, afirmou que os investimentos são importantes para atender a União Operária, que hoje representa um dos mais importantes espaços democráticos na valorização da cultura regional, de ações de acolhimento já desenvolvidas na UFRR e que representa um valor histórico na organização classista local.

Outro ponto atendido é a contratação de serviços terceirizados para suprir todas as unidades da universidade que estão sem estes serviços para atendimento e outras atividades. “Temos uma carência nos cursos que precisa ser sanada. É um momento de desafios para o Brasil e precisamos dialogar para encontrar um entendimento”, destacou.