UFAC realiza transmissão de cargo de reitora e vice

A comunidade acadêmica participou da sessão solene de transmissão do cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), na noite dessa sexta-feira, 31, no Teatro Universitário. A cerimônia marcou, simbolicamente, o início do período de administração da gestão Inova: Sou Mais Ufac, eleita para o quadriênio 2018-2022 e comandada por Guida Aquino e Josimar Batista. A programação teve transmissão ao vivo pela UfacTV, canal no YouTube.

Guida recebeu os paramentos das vestes reitorais, a samarra e a borla na cor branca, do decano do Conselho Universitário (Consu), professor Enock Pessoa; em seguida, ela nomeou o professor Josimar Batista como vice-reitor. Em seu discurso, a nova reitora destacou a importância histórico-social da instituição que, a partir de agora, está em suas mãos.

“Durante essas mais de quatro décadas de federalização, a Ufac se traduziu num espaço de projeção de sonhos, principalmente dos cidadãos que habitam o território acreano”, disse. “Quantas famílias desejaram e outras tantas desejam um diploma de curso superior para seus parentes; quantas pessoas transformaram suas vidas por causa da Ufac.”

Emocionada, ela agradeceu aos amigos e familiares presentes e se comprometeu. “Temos o papel de representar a instituição, considerando toda a pluralidade de ideias, pensamentos e convicções que são inerentes ao ambiente universitário. Vamos considerar o sentido mais amplo do papel de uma Reitoria. Seremos mediadores e buscaremos a confiança de todos.”

Vice-reitor empossado, Josimar Batista disse apostar na força da coletividade para o sucesso da nova gestão. Ele lembrou o momento adverso pelo qual o país passa, mas garantiu disposição e comprometimento para encarar os novos desafios.

“Estaremos unidos em prol da educação pública e gratuita; todos: professores, servidores técnico-administrativos e discentes”, destacou. “Começar uma gestão com o cenário em que vivemos já há dois anos é desafiador, mas a maturidade que conquistamos nos últimos cinco anos e meio, Guida como vice e eu como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, nos habilita a enfrentar esse desafio. Com o apoio da comunidade, conseguiremos, com certeza, elevar a Ufac à condição de uma instituição de referência na Amazônia.”

Experiência

Guida Aquino é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Eleita vice-reitora, nas duas gestões anteriores, atualmente é membro da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Josimar Batista é graduado em Engenharia Agronômica pela Ufac, com mestrado e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras. Nas duas gestões anteriores, ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Nova gestão

Na ocasião, Guida e Josimar também empossaram os gestores de cinco das sete pró-reitorias que compõem a administração superior. São eles: professora Ednaceli Damasceno, pró-reitora de Graduação; professora Margarida Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; professor Isaac da Silva, pró-reitor de Extensão e Cultura; Filomena da Cruz, pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas; e Sérgio Siqueira, pró-reitor de Assuntos Estudantis.

Mesa de honra

Entre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra, estiveram: a chefe da Casa Civil do Estado, Márcia Regina; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargador Francisco Djalma da Silva; a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande e membro da Diretoria Executiva da Andifes, professora Cleuza Maria Sobral Dias; a reitora do Instituto Federal do Acre, professora Rosana Cavalcante dos Santos; a presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre, desembargadora Eva Evangelista de Araújo; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues; o assessor da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Euclides Cavalcante de Araújo Bastos; além do decano do Consu, professor Enock Pessoa.