Andifes recebe entidades da educação para tratar sobre democracia

Durante a manhã dessa terça-feira (6), a Andifes recebeu o Andes, a Fasubra, o Proifes e a UNE para elaborar agenda conjunta em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

No último dia 31, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou, em decisão histórica, a defesa da democracia, ao manterem a ADI 548, ajuizada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para restabelecer a liberdade de expressão e de reunião de estudantes e de professores no ambiente das universidades públicas brasileiras. Com base nisso,
as entidades ligadas ao Ensino Superior e às Universidades Federais discutiram a realização de ações em defesa da educação pública e para celebrar os 30 anos da Constituição Federal.

Ficou decidido que, nos dias 4 e 5 de dezembro, serão realizadas atividades nas universidades federais de todo o país, respeitando a autonomia de cada uma, como seminários, debates e palestras, com o objetivo de unificar a defesa da democracia e, consequentemente, do ensino público, gratuito e de qualidade. Serão convidadas a se unir à agenda outras entidades, como Conif, Abruem, OAB, CNBB, Fenaj, CNTE, SBPC, ABC, e todas aquelas comprometidas com a defesa da democracia. O Colégio de Comunicadores da Andifes também estará envolvido na divulgação das atividades propostas.