UFRN – Mutirão do Novembro Azul oferece exames de próstata na MEJC

A Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) realizou nos últimos dias 7 e 8 de novembro, um mutirão para a realização do exame de próstata. A campanha do Novembro Azul Pra que ter medo? É apenas um toque! atendeu homens com mais de 40 anos no ambulatório da maternidade, no intuito de conscientizar acerca da importância da prevenção e do seu diagnóstico precoce, além de buscar combater o preconceito existente em relação ao toque retal.

A gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Maria da Guia de Medeiros, explicou que a ideia da campanha na Maternidade se deu pelo aumento de funcionários homens desde a chegada da Ebserh, há cerca de três anos. “Foi uma ideia visando muito mais atender aos funcionários, já que temos um contingente grande de homens na Instituição atualmente”, afirma.

O toque retal é o principal exame clínico feito no homem para diagnosticar algum possível tumor na próstata. Pela primeira vez realizado na MEJC, o mutirão precisou aumentar o número de vagas para os homens que buscavam realizar o exame. Para Maria da Guia Medeiros, essa foi uma ação de muito sucesso dentro da Maternidade. “Notamos que muitos homens têm um preconceito na realização desse exame. No entanto, vimos que tivemos uma grande adesão por parte de nossos colaboradores, uma demanda espontânea muito boa”, ressaltou. Ela espera, nos próximos anos, ampliar o atendimento e tornar o mutirão parte do planejamento anual de ações da Maternidade.

Segundo a urologista da Maternidade, Andrezza Sanny, a realização do exame e seu diagnóstico prévio podem garantir que esse tipo de câncer não se agrave no homem. “Com o Novembro Azul, fazemos o rastreio e os exames de prevenção da próstata, que inclui o PSA Sanguíneo e o Toque Retal. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e em seu estágio inicial, tem chances de curas que giram em torno de 90%”, revelou.

Novembro Azul realiza atendimentos urológicos no HUOL

Estamos no mês em que todos os esforços são concentrados em prol da luta contra o câncer de próstata. No Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), todo o serviço de urologia está mobilizado na campanha Novembro Azul, cujo objetivo é promover mais de 400 atendimentos na especialidade.

Todos os dias serão realizadas 20 consultas pela ação, assistindo homens, a partir dos 50 anos, que preferencialmente nunca tenham feito exames preventivos para o câncer de próstata. “A ideia é garantir atendimento a quem nunca esteve com um especialista, pela dificuldade de acesso”, explicou o médico José Hipólito, coordenador da campanha.

Toda a agenda foi elaborada no mês de outubro em parceria com secretarias municipais de saúde, que fizeram a triagem do público em suas localidades e se comprometeram com o transporte dos pacientes. Cidades distantes e com maior carência em estrutura de saúde foram priorizadas.

Mutirão cirúrgico

Na sexta-feira, 16, a soma de esforços será no centro cirúrgico, através de cinco equipes que realizarão um mutirão para a execução de 15 procedimentos de maior gravidade e complexidade, atenuando a fila de cirurgias do estado.