Editora da UFMA promoveu lançamento de livros de pesquisadores da UFMA

SÃO LUÍS – Na noite de sexta-feira, 7, a Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) promoveu o lançamento de oito livros de professores e pesquisadores da Universidade. O evento ocorreu na Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), localizada em frente à Livraria Leitura, no São Luís Shopping e contou com a presença da reitora Nair Portela.

Ao todo, foram lançadas as obras “A cor do meu amor” e “Pássaros livres” de Mariana Montelo; “ABC bem-humorado de São Luís”, de José Ewerton; “Ações educativas e práticas preservacionistas no Centro Histórico de São Luís no período de 1995-2008”, de Andréa Katiane Ferreira Costa; “Martelo & flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea”, de Antônio Aílton Santos Silva; “As estearias do Maranhão: a pesquisa acadêmica do Laboratório de Arqueologia da UFMA”, do professor Alexandre Guida Navarro; e os livros “O meu próprio romance: edição comemorativa aos 150 anos de nascimento do escritor” “O sublime jogo estético da vida: ensaios lítero-filosóficos sobre a vida e obra de Graça Aranha”, de Flaviano Menezes Costa.Além de apresentarem suas próprias obras e falarem um pouco sobre a concepção dos livros, os autores, especialmente os pesquisadores, parabenizaram o momento e o apoio da UFMA, da Fapema e da Fundação Sousândrade aos escritores e à produção científica do Maranhão. A reitora Nair Portela também se mostrou bastante satisfeita pelo evento, ainda mais em tempos de contingenciamento financeiro.

Estamos felizes por estarem acontecendo todas essas ações, mesmo em um momento tão difícil, pois percebemos que há motivação no Maranhão para a publicação de livros e produções acadêmicas. Mesmo com dificuldades de livrarias, em se manterem, e dos autores, para publicarem suas pesquisas, estamos vendo algo bem diferente. Estamos publicando mais, produzindo mais, divulgando mais, fazendo mais lançamentos de livros, e esse espaço é muito acolhedor para que isto possa acontecer”, pontuou.

Ela frisou o esforço dos escritores em suas respectivas produções e elogiou o trabalho feito na Editora da UFMA. “Aos autores quero dizer a importância que são suas produções voltadas à pesquisa, para escrever, colocar em livros o que estão produzindo em monografias, dissertações e teses de doutorado, além da grande relevância de outros autores com livre e espontânea vontade de fazer a arte de escrever, de registrar os fatos. Enorme importância também tem nossa editora, para a qual quero fazer um elogio por, mesmo, em tempo de dificuldades, receber, editar, publicar e lançar novos livros”, finalizou.