UFRN promove campanha Zero Discriminação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), realiza no mês de março a campanha Zero Discriminação. Em sua quarta edição, a iniciativa busca estabelecer e aprofundar na comunidade universitária uma prática social de defesa incondicional da liberdade e autonomia dos sujeitos, com postura respeitosa à diversidade humana e à livre manifestação das individualidades. Para tanto, serão promovidas ações de mobilização de 18 a 25 de março, em diversos locais do campus central.

No dia 18, a campanha será divulgada durante a comemoração aos 30 anos do Grupo de Acometidos pela Doença do Alcoolismo (GADA), realizada no auditório da Escola de Música (EMUFRN). A mobilização segue de 19 a 22 de março em diferentes setores da universidade, passando respectivamente pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Restaurante Universitário (RU), DAS e Centro de Convivência. A programação será encerrada com uma participação no encontro mensal do projeto Vida com Maturidade da DAS, no dia 25. A campanha ainda conta com uma Mostra sobre Diversidade, em parceria com o curso de Design da UFRN, que será exposta de 18 a 25 de março na DAS.

“A iniciativa é voltada prioritariamente à saúde mental, dando continuidade às ações realizadas durante o Janeiro Branco, como forma de garantir a permanência das discussões. A Zero Discriminação também está vinculada às campanhas futuras, entre elas o Agosto Lilás, o Setembro Amarelo e o Dezembro Vermelho”, explica a psicóloga da DAS, Maria Angélica Aires Gil. Criada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Zero Discriminação foi lançada mundialmente em 2013 e tem como símbolo a borboleta, que representa a transformação e o compromisso em assumir um comportamento aberto à diversidade e à tolerância.

Outras informações sobre a campanha na UFRN podem ser obtidas na Coordenadoria de Apoio Psicossocial (COAPS) da DAS, pelo telefone 3342-2330 (opção 8) ou pelo e-mail coapsufrn@gmail.com.