UFSCar promove série de palestras sobre educação em saúde

A Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove uma série de palestras com temas voltados à educação em saúde, abordando questões relacionadas aos cuidados individuais e coletivos. O primeiro encontro será no dia 27 de março, às 9 horas, no auditório da USE, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, aberto a todos os interessados.

O objetivo é auxiliar na promoção em saúde, oferecendo informação qualificada para grupos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), focando as patologias de maior incidência e impacto social em São Carlos e região. A ideia também é estimular o autocuidado, a compreensão da conduta compartilhada e aproximar os usuários do SUS da USE, além de oferecer aos estudantes da área da Saúde a vivência em educação e promoção da saúde.

A iniciativa é coordenada pela professora Maristela Adler, do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e Diretora Técnica da USE. A equipe é composta por servidores técnico-administrativos e docentes da área da Saúde que, por meio da informação, buscarão aumentar a funcionalidade dos usuários e a melhor convivência com a sua condição de saúde, podendo diminuir a dependência dos aparelhos de saúde pública.

No dia 27/3, a palestra será “Pessoas com deficiência – o que precisamos saber?”, sobre a forma como podemos ajudar a pessoas com deficiência no dia a dia e como podem ser construídas políticas públicas nessa área. O tema será abordado por Sandro Fracischini, Secretário Executivo da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição.