Comissão debaterá proposta do MEC para gestão de universidades

A Comissão de Finanças e Tributação promove, nesta quarta-feira (28), uma audiência pública para apresentação e debate do programa Future-se, do Ministério da Educação, que tem como objetivo possibilitar a realização de parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais para gestão de universidades, e estimular as instituições a captarem recursos próprios para sua manutenção.

O programa foi apresentado em julho pelo MEC e disponibilizado para consulta pública até 29 de agosto. Mais de 50 mil pessoas se cadastraram na consulta, e um projeto de lei sobre o assunto deverá ser enviado em breve ao Congresso Nacional.

“Nos últimos anos, nossas universidades entraram em um período em que o volume da produção aumentou, porém o impacto da produção passou a diminuir. Parte disso pode ser atribuída a incentivos equivocados, focados na expansão sem atenção à qualidade e potencializada por gestores indolentes e incompetentes que se escondiam atrás do engessamento legal para manter ambientes acadêmicos de pouca inovação e com gestão totalmente ultrapassada”, disse o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que solicitou a audiência.

“Nossas universidades precisam ser libertadas do engessamento administrativo para poderem ser geridas com o arrojo que o mercado acadêmico e a ciência de ponta exigem, privilegiando aquelas universidades que valorizam a melhor gestão.”

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados o ministro da Educação, Abraham Weintraub; e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.

A audiência está prevista para as 9 horas, no plenário 4.

Fonte: Câmara dos Deputados