Andifes anuncia vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2018

Os jornalistas Guilherme Rivaroli, da TV Record, e Renato Ramos e Paula Ferreira, do Jornal O Globo, foram os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2018, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente.

A reportagem de Guilherme Rivaroli, intitulada “Universidades Mais Locais”, apresenta as possibilidades do acesso ao ensino por meio da Educação à Distância (EaD), compartilhando experiências de quem não poderia ter acesso à graduação de outra forma e, ainda, aqueles que lançam mão do EaD para se especializarem na pós-graduação e otimizar o currículo. As fontes entrevistas por Ravaroli afirmam que a modalidade é um caminho natural da modernidade e que, até 2022, o ensino passará a ser hídrico, inevitavelmente transitando entre as aulas presenciais e à distância.

Na categoria Educação Básica, Renato Ramos e Paula Ferreira tratam com sensibilidade o que chamam de “intolerância na escola”, por meio de uma série composta por três matérias. Com diferentes personagens, os textos mostram a realidade de vítimas do preconceito sob diversas óticas, como a intransigência religiosa, as acusações de doutrinação ideológica feitas por pais e alunos a professores e, ainda, relatos de jovens que sofreram violências físicas e psicológicas relacionadas às questões de gênero e que fizeram com que eles abandonassem os estudos.

O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em dezenove anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para o ensino do Brasil.

Agradecemos a todos os profissionais que se inscreveram e parabenizamos os vencedores da edição 2018.