UFMG – Vigilância inteligente monitora plataformas de petróleo

Sistema desenvolvido no DCC usa câmeras para evitar acidentes em ambientes de trabalho da Petrobras

Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de vigilância inteligente aplicado a plataformas de petróleoé o nome do projeto realizado pelo Laboratório Smart Sense, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC-UFMG), em parceria com a Petrobras. O objetivo do estudo é promover a segurança dos operários da companhia, por meio da utilização de câmeras de monitoramento a fim de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

O Smart Sense desenvolve outras pesquisas relacionadas à temática. Em 2013, sua equipe pesquisou o monitoramento de ambientes nos estádios de futebol com objetivo de promover a segurança de grandes eventos.

De acordo com o professor William Robson Schwartz, integrante do Smart Sense e coordenador do projeto, o monitoramento de ambientes procura estabelecer “quem são as pessoas presentes na cena e o que estão fazendo”, visando a facilitar o trabalho dos operadores de câmera de segurança, que em vez de monitorar todas as telas, serão notificados quando o sistema detectar situações que podem gerar acidentes.

A equipe do Smart Sense é formada por estudantes da graduação, pós-graduação e professores do DCC-UFMG. A pesquisa foi abordada em reportagem da TV UFMG. (assista acima)

Entrevistado: William Robson Schwartz, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG

Equipe: Frederico Gandra e Yves Vieira (produção); Yves Vieira (reportagem); Antônio Soares (imagens); Marcelo Duarte (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).