UFC – Reitor reúne-se com parlamentares cearenses para discutir energias renováveis e saúde bucal de autistas

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, dá continuidade às articulações com parlamentares e vários setores da sociedade em prol da Instituição. Nesta segunda-feira (3), o reitor se reuniu com dois parlamentares: o deputado federal Jaziel Pereira de Souza e o vereador Márcio Martins, em seu gabinete, na Reitoria.

A visita do deputado Jaziel Pereira, ocorrida durante a manhã, teve por objetivo identificar as necessidades da UFC e conhecer o novo projeto de aplicação de energia solar na Instituição. Segundo o deputado, a intenção é “estar em sintonia com o que a Universidade está produzindo para que possa ser um agente colaborador e de defesa da Instituição”, principalmente a partir de agosto, quando serão discutidas as emendas orçamentárias de bancada.

O parlamentar afirma ainda que possui um desejo natural de apoiar as ações da UFC, onde se graduou e fez residência médica. Para ele, é uma forma de gratidão e um compromisso “colocar o mandato à disposição da Universidade” por saber que “ela é de um preço incalculável para o Estado”.

SAÚDE BUCAL – À tarde, o reitor Cândido Albuquerque recebeu o vereador Márcio Martins, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Autista, da Câmara Municipal de Fortaleza. Na reunião, o vereador solicitou o apoio do reitor e da Universidade para aprimorar os serviços e tratamentos odontológicos ofertados para autistas na rede pública de saúde.

Por sua vez, o reitor destacou a importância da contribuição do parlamentar para o andamento de projetos: “O deputado Jaziel tem sido um parceiro desde o primeiro momento e lutou, inclusive, para que fossem destinadas verbas para a Instituição. Ele já tem nos ajudado muito e nós ficamos muito felizes em saber dessa preocupação dele e de outros deputados com a nossa Universidade”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 2% da população mundial possui diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Em função dessa estatística, o vereador Márcio Martins tem recebido demandas por saúde bucal vindas de famílias e associações da sociedade civil dedicadas à causa dos autistas. Além de tentar encaminhar os casos atuais com especialistas, o parlamentar se preocupa com a formação dos futuros profissionais de saúde para atender esse público específico.

“Hoje existem inúmeros problemas de saúde – que levam inclusive à morte – por conta da falta de acesso ou de orientação e educação sobre higiene bucal. Nossa proposta é fazer com que esse segmento da sociedade, que tem dificuldades com muitas outras coisas, encontre aqui [na Universidade] um abrigo”, explicou Márcio Martins.

O reitor Cândido Albuquerque assumiu o compromisso de se articular com docentes e pesquisadores de áreas como odontologia e medicina e formatar projetos de extensão para atender a comunidade autista. Segundo o reitor, a demanda é “uma das mais justas” e a UFC tem todo o interesse de contribuir com a saúde bucal dos autistas.

“Quando se considera um setor da sociedade que está desamparado em sua proteção à saúde, que é um direito constitucional, e se habilita uma universidade para, durante a sua atividade pedagógica, atender esse segmento, isso é fundamental. A universidade tem que dar a solução para os problemas da sociedade, e o vereador poderá, com certeza, contar conosco”, finalizou o reitor Cândido Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br