UNIFAL-MG – Campus Varginha sedia encontro regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência;a universidade é uma das 35 entidades participantes do fórum

A UNIFAL-MG, campus Varginha, sedia o encontro regional do “Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento será realizado no dia 13/03, a partir das 8h, com a proposta de colher sugestões da sociedade para a elaboração de um plano estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o qual será destinado ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais.

Para elaborar o plano estadual, de acordo com o site ALMG, o fórum técnico percorre várias regiões do Estado, a fim de debater a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a inovação como propulsoras do desenvolvimento econômico e social do Estado; mobilizar as instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação para uma sociedade melhor; e promover a integração regional sobre ciência, pesquisa, tecnologia e inovação.

A palestra de abertura do encontro será ministrada pela diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, Profa. Izabella Carneiro Bastos. Na oportunidade, a palestrante, indicada pela comissão organizadora constituída por 35 entidades da sociedade civil e do poder público, irá contextualizar o público sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais e para construção de um plano estadual para a área.

A UNIFAL-MG é uma das entidades organizadoras do Fórum Técnico Minas Gerais Pela Ciência. De acordo com o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o fórum é de extrema importância para o Estado, principalmente no momento em que se encontra a ciência nacional. “Minas Gerais precisa, urgentemente, repensar a sua matriz produtiva e, para isso, é preciso pesquisa, conhecimento técnico e reflexão acadêmica”, destaca.

Segundo o reitor, as universidades são centrais nesse contexto, e a UNIFAL-MG tem, em suas diferentes áreas, condições e expertise para contribuir em relação ao projeto e ao desenvolvimento de Minas Gerais. “Além disso, o destaque à dimensão inclusiva e sustentável é muito importante. Um desenvolvimento que não seja inclusivo aumenta a desigualdade social e será pernicioso para o Estado como um todo e, certamente, será pernicioso e deletério para vida das pessoas”, finaliza.

O fórum também será realizado em Juiz de Fora (09/03), Montes Claros (16/03), Araçuaí (20/03), Ipatinga (23/03), Uberlândia (06/04), Belo Horizonte (17/04), Divinópolis (24/04) e Ouro Preto (27/04). A etapa final acontece na sede da ALMG, nos dias 27 a 29 de maio.

A inscrição online para o encontro em Varginha deverá ser realizada até às 15h do dia 11/03, no site da ALMG. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.