UFRA – Biblioteca Central é remodelada e agora conta com acervo aberto

A Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), localizada no campus Belém, ganhou uma remodelagem que mescla acervo e mesas, para tornar o espaço mais acessível aos alunos. O novo layout foi pensado em conjunto entre a gerência da Biblioteca e o setor de Arquitetura da Ufra e será inaugurado, oficialmente, no próximo dia 12 de março.

A superintendente da Biblioteca Central, Ana Cristina Gomes, explica que o acervo aberto busca atender às exigências do Ministério da Educação (MEC) e os princípios da Biblioteconomia de atuar como instituição democrática e contribuir para que a oportunidade de acesso à informação seja para todos. O layout foi inspirado no modelo utilizado pela Universidade de Barcelona. Parte da equipe da Biblioteca esteve na universidade espanhola em 2019 para participar de um evento técnico. O espaço agora conta com três salas para livre acesso dos usuários, que podem consultar as publicações pessoalmente. Além disso, os alunos também contarão com sala de estudos em dupla. “Com essa nova proposta, a Biblioteca fica mais humanizada na sua relação com seus clientes frequentadores”, afirma.

O projeto de remodelagem foi feito pela arquiteta da Ufra Isabella Carvalho. Ela conta que a ideia era atender às necessidades da unidade aproveitando ao máximo os recursos já existentes. “Devido a essa situação financeira do país, não temos como executar grandes projetos, então vimos nessa forma de layout uma maneira de reestruturar o espaço quebrando o mínimo possível, praticamente com recurso zero. Apenas adaptamos a questão do layout e a parte elétrica, trabalhando com o espaço que já tínhamos”.

A equipe da unidade, composta por 23 servidores, participou, nesta quinta-feira (13), de um treinamento para entender a nova configuração do espaço e os novos procedimentos de atendimento. O professor Manoel Tourinho, que na ocasião visitava o espaço, elogiou a iniciativa. “Quando não entendemos o que é uma Biblioteca, temos a ideia de um simples depósito de livros. Mas o que vemos aqui é um espaço com o sentido verdadeiro de biblioteca, que é um centro de criatividade. O que é mais impressionante é que não se ampliou o espaço; apenas se redesenhou e se redistribuiu o acervo de uma forma bonita. Tenho certeza de que o estudante vai ser muito mais produtivo e interativo do que antes”, disse.

Hoje, a Biblioteca Central da Ufra conta com um acervo de mais de 71 mil livros. Somando-se as bibliotecas dos seis campi, são cerca de 102 mil. A disposição do acervo segue a classificação internacional, com as categorias: Generalidades; Filosofia; Religião; Ciências Sociais; Linguística; Matemática e Ciências Naturais; Ciências Aplicadas; Artes; Literatura; e História e Biografias.

A inauguração oficial do novo espaço no campus Belém ocorrerá no dia 12 de março, data em que se celebra o Dia do Bibliotecário.