UFTM, Mosaic e FUNEPU firmam parceria para disponibilizar 10 mil testes que detectam o novo coronavírus

Trinta municípios de Minas Gerais serão beneficiados

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU e a Mosaic Fertilizantes firmaram parceria para disponibilizar 10 mil testes do tipo PCR para ajudar na confirmação de casos de COVID-19.

Esse método, que fornece os resultados em até 24 horas, é considerado um dos mais completos, já que evita a necessidade de contraprova. O laboratório da UFTM é homologado para a realização dos exames e a compra dos insumos ajudará a reduzir a demanda dos demais laboratórios públicos que também estão trabalhando para diagnosticar os pacientes. Os testes serão disponibilizados para a região do Triângulo Sul, que inclui 30 municípios, como Uberaba, Araxá, Tapira, entre outros.

Os exames serão realizados nas instalações da universidade com a expertise desenvolvida ao longo dos últimos anos. De acordo com professor da UFTM, Virmondes Rodrigues Junior, coordenador do projeto na UFTM, a ideia é entregar cerca de 500 testes por semana. “Uma das medidas mais eficazes para o controle da progressão do novo coronavírus é a possibilidade de um exame de alta qualidade com resultados rápidos. Nunca tivemos uma doação com um aporte tão significativo e, no momento em que vivemos, fundamental para o enfrentamento da crise”, afirma.

Paulo Eduardo Batista, Diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, afirma que a iniciativa visa justamente apoiar o sistema público de saúde. “O trabalho que está sendo feito é muito importante para a confirmação dos casos e o tratamento dos pacientes. Esperamos que essa parceria fortaleça a comunidade de toda a região no combate à COVID-19”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mosaic Fertilizantes – texto com adaptações