UFCSPA – Pesquisa para identificar anticorpos de Covid-19 na população tem terceira fase

Neste final de semana, nos dias 9, 10 e 11 de maio, será realizada a terceira fase da pesquisa Epicovid19, promovida pela UFPel em parceria com o Governo do Estado, a UFCSPA e outras 11 universidades gaúchas. O estudo avalia a presença de anticorpos para o novo coronavírus e tem como objetivo mapear os casos no Estado, avaliar a velocidade de disseminação da Covid-19 e fornecer subsídios para estratégias de saúde pública baseadas em evidências científicas.

Nesta etapa, em Porto Alegre, campo de atuação de UFCSPA e UFRGS, serão realizados 500 testes em residências sorteadas. Apenas um morador de cada casa será convidado a realizar o teste rápido, que consiste em uma gota de sangue do dedo do participante. Caso o resultado teste positivo, os outros moradores também poderão ser testados. Além do teste, é realizada também uma entrevista.

Os pesquisadores estarão utilizando equipamento de proteção individual (EPI) e portarão crachá de participante da pesquisa. Caso o morador fique em dúvida, antes de deixar o pesquisador entrar, poderá confirmar a identidade do mesmo junto à Brigada Militar (telefone 190), que possui informações sobre os locais de visitação previstos na pesquisa.

 

Além de Porto Alegre, serão realizados testes em outros oito municípios gaúchos: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. A previsão é que sejam realizados 4,5 mil testes.

As primeiras duas fases do estudo foram realizadas entre 11 e 13/04 e entre 25 e 27/04. Uma última etapa está prevista para ocorrer entre 23 a 25 de maio.

O estudo coordenado pela UFPel mobiliza uma rede de 12 instituições de ensino superior pública e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).

Confira informações sobre os achados das primeiras duas fases do estudo

Conheça alguns dos alunos e professores da UFCSPA que estão realizando testes junto à população