Em live no Instagram, pesquisadores da Unifesspa discutem impactos da pandemia no Pará

A partir desta quarta-feira (6), a Unifesspa começou a apresentar e debater, de forma on-line, algumas contribuições científicas da comunidade universitária sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus. Os primeiros trabalhos submetidos ao Painel Reflexão em Tempos de crise, criado pela Instituição para reunir os estudos sobre o tema, já estão publicados na plataforma e podem ser consultados pela comunidade interna, pelo poder público e toda a sociedade. Acesse o painel aqui!

Durante uma live no perfil oficial da Unifesspa no Instagram (@unifesspa_oficial), os professores Giliad Silva e Marcus Mariano, com mediação do professor Erinaldo Cavalcanti, irão debater o tema: Covid-19 no Pará: trajetórias, desigualdades e desafios. A transmissão começa às 19h e o público interessado na temática poderá interagir enviando perguntas.

Os trabalhos dos professores participantes da primeira live já estão disponíveis para consulta na página http://unifesspa.edu.br/coronavirus . Semanalmente, será publicado no paniel um conjunto de reflexões, de diferentes áreas do saber, com enfoques variados, que auxiliarão na melhor compreensão dos desafios impostos pela pandemia. Com exceção da live de estreia (nesta quarta), as reflexões on-line com os autores dos textos científicos ocorrerão às terças-feiras, sempre às 19h, no perfil da Unifesspa (@unifesspa_oficial).

A ideia é colaborar na melhor compreensão das consequências sociais, econômicas, políticas, culturais e históricas decorrentes pandemia, especialmente, na região do sul e sudeste do Pará. Por meio do painel, serão sistematizados e publicizados trabalhos com poder real de interferir nos rumos e nas propostas de ação e intervenção da comunidade em meio a essa crise epidemiológica, permitindo, assim, encaminhamentos com mais consistência analítica.

Com os debates decorrentes do painel de reflexão, a Unifesspa pretende gerar mais engajamento e novas proposições de medidas de enfrentamento à crise, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade. Toda a comunidade acadêmica foi convidada a colaborar com o painel, divulgando reflexões de distintas áreas do saber, envolvendo diferentes perspectivas epistemológicas e análises, que ajudem a compreender os atuais desafios.

Para colaborar com o painel, a comunidade deve enviar trabalhos para o e-mail painel@unifesspa.edu.br. Para acessar o template com orientações para padronização dos trabalhos, clique aqui.

Integram a equipe de coordenação do Painel Reflexão em tempos de crise os professores Idelma Santiago, vice-reitora no exercício da Reitoria; Cindy Fernandes, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Erinaldo Cavalcanti, diretor de Pós-graduação da Propit, Giliad Silva, diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar), Jerônimo Silva, coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) e Laena Antunes, assessora de Comunicação da Unifesspa. Também colaboram no projeto, o professor Vitor Castro, diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) e os técnicos administrativos Arthur Santana (Propit), Saulo Alves (Ascom) e Antônia Silva de Sousa.