UFSB – Consuni aprova resolução de retorno das atividades de ensino de modo remoto

Em reunião extraordinária do Consuni da última quinta-feira, 16 de julho, foi votada e aprovada a Resolução nº 15/2020, que dispõe sobre a oferta de atividades e Componentes Curriculares por intermediação tecnológica, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID 19).

De acordo com Janaína Losada, pró-Reitora de Gestão Acadêmica (Progeac), o que conduziu a discussão do ensino remoto foi a obrigação da universidade pública de garantir o direito do estudante ao retorno às atividades de ensino. Cada Unidade Acadêmica e Colegiado de Curso terá autonomia para decidir quais atividades e CCs poderão ser ofertadas de forma remota, considerando as particularidades de cada Curso.

As atividades têm previsão de reinício, no modelo remoto, no dia 10 de agosto, com a realização do I Seminário de Educação em Rede da UFSB. Será um momento de reencontro e acolhimento totalmente online, com palestras, apresentações de trabalhos e debates reunindo a comunidade interna e convidados para refletir sobre o que é o ensino remoto no contexto institucional frente à pandemia. As aulas terão início no dia 17 de agosto.

Compreendendo a necessidade de apoiar os estudantes em vulnerabilidade, serão lançadas chamadas públicas para aqueles que necessitem de apoio de equipamentos e acesso à internet.

A chamada para acesso à internet será feita a partir da disponibilização de créditos de chips pela Rede Nacional e Ensino e Pesquisa (RNP). Poderá solicitar o estudante que declarar não possuir rede de internet para acompanhar as aulas remotas e que estiver cadastrado na base de estudantes em situação de vulnerabilidade na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf). A chamada será de responsabilidade da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic).

A segunda chamada será para a distribuição de notebooks e será organizada pela biblioteca, utilizando o regramento já existente, por meio do empréstimo do equipamento por tempo determinado, com possibilidade de renovação para estudantes que comprovarem não possuir equipamentos para acompanhar as aulas.

Segundo Sandro Ferreira, Pró-Reitor de Ações Afirmativas, o retorno às aulas é importante para que os estudantes possam voltar à rotina, inibindo a evasão e gerando um potencial de reanimação. Por outro lado, reitera que essa decisão só foi possível após pesquisa e análise para buscar meios de apoiar estudantes em vulnerabilidade social.

“No momento em que se decide pelo retorno, ainda que a proposta dê bastante flexibilidade para que o estudante opte por não voltar nesse momento sem ser prejudicado, há a preocupação por conta da desigualdade por equipamentos ou que as condições para se dedicar às aulas pudessem gerar uma ampliação da desigualdade já existente. Ao longo do período, foi levado em consideração a necessidade de garantir a esses estudantes vulneráveis o apoio ao acesso à internet e a equipamentos”, explica o Pró-Reitor.

Sandro informa, ainda, que também haverá concessão de apoio pecuniário, em paralelo às chamadas públicas, com a publicação de editais de seleção para os auxílios moradia, alimentação e creche, que deverá ocorrer no próximo mês, atendendo também os estudantes calouros.

Na mesma reunião também foi aprovado o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional para a oferta de CCs e outras atividades acadêmicas por intermediação tecnológica, relativo aos quadrimestres 2020.1, 2020.2 e 2020.3. O calendário aprovado, por ser excepcional, pode ser descontinuado caso seja possível o retorno às atividades acadêmicas presenciais. Os estudantes terão a flexibilidade de optar ou não pela inscrição nos CCs. Segundo a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, a não continuidade no modelo remoto não irá romper o vínculo que o estudante tem com a Universidade, nem incidir em seu tempo de formação.

Os estudantes (calouros e veteranos) serão comunicados sobre as atividades remotas e o calendário via e-mail, a partir da Diretoria de Percursos Acadêmicos, além de comunicação oficial. Os estudantes em vulnerabilidade estão sendo monitorados para serem contactados de outras formas.

Dúvidas podem ser sanadas através do e-mail: dpa@ufsb.edu.br.