UFU desenvolve jogo para reabilitação de pacientes com Parkinson em parceria com universidade da França

Pesquisadores pedem que pessoas com a doença respondam questionário para ajudar no desenvolvimento do trabalho.

Pesquisadores do Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (NIATS/UFU) desenvolvem, em parceria com a universidade de Lorraine, na França, um jogo para a reabilitação de pacientes de Parkinson. No momento, os pesquisadores pedem para que pessoas acometidas de Parkinson respondam a um questionário para ajudá-los.

O projeto conta com quatro alunos de pós-graduação da UFU, com formações em engenharia biomédica, engenharia elétrica, educação física e fisioterapia. Eles têm orientação de seis professores da instituição e outros quatro da universidade francesa, totalizando 14 pessoas envolvidas. A pesquisa teve início em 2019 e deve demorar cerca de três anos para que seja finalizada, mas não há uma data certa prevista.

O projeto foi dividido em quatro etapas. A primeira, na qual ele se encontra agora, é o desenvolvimento do jogo. O objetivo do jogo é melhorar a capacidade de movimento dos pacientes de Parkinson através da repetição de movimentos durante o ato de jogar.

Questionário
Para que isso seja possível, os pesquisadores desenvolveram um questionário para entender melhor as dificuldades que essas pessoas encontram no dia a dia e poder, assim, desenvolver algo alinhado às necessidades delas. Eles precisam de pelo menos 450 respostas, mas até o momento só têm cerca de 180. Para responder o questionário, é só acessar o link ou mandar mensagem via WhatsApp para (34) 9 9994-0531.

Jogo
A segunda etapa da pesquisa, após o desenvolvimento do jogo, é desenvolver o aparelho que permitirá a interação através dos movimentos do jogador. Depois será feita uma análise do nível de imersão e engajamento que o jogo consegue proporcionar aos pacientes. A quarta e última etapa é avaliar o desenvolvimento da tecnologia e suas possíveis aplicações clínicas.

Doença de Parkinson
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Parkinson afeta aproximadamente cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos. No Brasil estima-se que mais de 200 mil pessoas sofrem com esse problema.

A doença de Parkinson é um distúrbio degenerativo, ou seja, piora com o tempo e que afeta a capacidade de movimentação dos pacientes. Os enfermos podem ter dificuldades em andar ou se levantar de uma cadeira, sendo necessário até o uso de cadeira de rodas ou repouse permanente em casos mais graves.

Embora haja diversos tratamentos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, não existe algo que consiga parar o avanço da doença, nem uma cura.

Fonte: Portal G1