Empresas juniores da UFSCar ajudam micro e pequenos empresários

Objetivo é oferecer soluções eficientes e baratas para os momentos de crise nos negócio

Universitários de São Carlos (SP) intensificaram as parcerias com comerciantes da cidade. Através das empresas juniores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o objetivo é oferecer soluções eficientes e baratas para os momentos de crise nos negócios.

As empresas juniores são compostas por universitários que colocam na prática o conteúdo estudado. Como elas são organizações sem fins lucrativos, é possível trazer soluções por valores muito mais baixos.

A Empeltec, empresa júnior de engenharia elétrica da UFSCar, acaba de concluir uma parceria com um restaurante do município. Segundo Rodrigo Rojas, vice-presidente da Empeltec Jr, eles refizeram toda a parte elétrica do local, que causava constante queda de energia e problema nos aparelhos.

“Executamos somente o projeto de instalação elétrica, porém nosso portfolio é muito mais amplo. Os principais benefícios foram a produtividade e a segurança dentro do restaurante, demos a condição de todos os equipamentos serem usados ao mesmo tempo, sem nenhum risco para as instalações, além do lado financeiro, porque por sermos uma entidade sem fins lucrativos, oferecemos um projeto muito abaixo do preço do mercado”, explicou.

Rojas comenta como são cobrados os serviços feitos pelas empresas juniores da universidade. “Mesmo sendo uma ONG, ossos projetos não são gratuitos. Temos custos para a execução de cada um deles, de forma exclusiva para cada cliente. Além desses custos, temos impostos, recursos para a administração da empresa e outros. O diferencial dos nossos serviços é que temos um preço abaixo do mercado justamente por não visarmos os lucros, apenas o mantimento da empresa e investimento de capacitações para a própria empresa”, disse.

A EQ Júnior, empresa curso de engenharia química da UFSCar, teve um caso parecido. Em um restaurante da cidade, havia grande problema com a gestão das verbas e dos estoques. Maria Vitória Reis, diretora de projetos da EQ Júnior, explica os tipos de trabalhos realizados a um preço bem abaixo do mercado e de forma especializada.

“Nós realizamos apenas o projeto de mapeamento de processos, que é um tipo de projeto que fazemos em diversos estabelecimentos, sempre encontrando gargalo que impedem aquela empresa de lucrar mais. Como cobramos um valor bem abaixo do mercado pelos projetos, muitos dos micro e pequenos empreendedores que não tem condições de investir em consultoria mais cara pode recorrer ao empresa júnior para uma consultoria especializada tão profissional quanto as outras e que ainda conta com todo o suporte de docentes especializados da universidade”, disse.

Maria Vitória ressalta que o objetivo de todas as parcerias é ajudar principalmente pequenos e microempresários e, ao mesmo tempo, praticar o conteúdo aprendido em sala de aula.

“Somos um grupo de universitários que deseja adquirir uma vivencia empresarial ainda na faculdade. Trabalhamos voluntariamente e cada um trabalha em uma área estratégica da empresa. Atualmente existem quatro diretorias dentro da EQ Junior, a diretoria de negócios, responsável pela parte comercial e de marketing, a de projetos, que é responsável por gerenciar e acompanhar os projetos em andamento, a vice-presidência, que trabalha com todas as questões administrativas, financeiras e com a gestão de pessoas, e a presidência, que é responsável pelo contato com empresas parceiras, com professores da universidade e com o Movimento Empresa Junior”, finalizou.

Para entrar em contato com a empresa junior do curso de engenharia química da UFSCar, o site é o www.eqjunior.com.br. Já o site da empresa junior de engenharia elétrica é o www.empeltecjr.com.

Fonte: A Cidade On