UNIFAP – Docente da UNIFAP lança livro sobre impactos da mineração no Amapá

 

O livro analisa os impactos das minas do desenvolvimento da região.

O docente do colegiado de Ciências Ambientais do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Dr. Marcelo José de Oliveira, lançou recentemente um livro sobre os impactos da mineração em comunidades amazônicas.

Na Universidade, o autor desenvolve pesquisas sobre os impactos da mineração e outras atividades econômicas no desenvolvimento regional. Intitulada “Mineração e desenvolvimento no Amapá – Um estudo de caso sobre o município minerador de Pedra Branca do Amapari”, a obra traz um estudo de caso da cidade em que, desde 2005, foi implantado dois grandes projetos de extração mineral, voltados para a lavra de ouro e ferro. No livro são analisados os possíveis impactos sociais, econômicos e ambientais da mineração e as contribuições para o desenvolvimento da região de Pedra Branca do Amapari.

Capa do livro “Mineração e desenvolvimento no Amapá”, do Prof. Dr. Marcelo José de Oliveira.

 

O Prof. Dr. Marcelo Oliveira comenta sobre os impactos da mineração no desenvolvimento regional da cidade amapaense. “Pedra Branca foi e é um dos municípios com melhor saúde financeira do estado, graças as receitas ou rendas derivadas direta ou indiretamente da mineração, através do pagamento de royalties e impostos. Mas a mineração também atraiu muita gente que migrou para a região, dessa forma, foi o que registrou a maior taxa de crescimento populacional, quase maior a média estadual”, explica o autor.

“Por outro lado, embora tenha experimentado um grande crescimento econômico, os indicadores sociais agregados, como o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) e que foram utilizados no estudo, pouco cresceram. Em termos ambientais, destacamos as áreas que foram degradadas e que não foram recuperadas, configurando passivos ambientais ao município.”, complementa o docente.

“Mineração e desenvolvimento no Amapá” é o primeiro livro do docente e foi publicado pela editora brasileira Pedro & João. A obra pode ser encontrada em livrarias de Macapá e através deste LINK.