Unilab disponibiliza cursos sobre “Prevenção & Vida” em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR)

A Fundação Demócrito Rocha (FDR), tendo a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) como parceira, promove o projeto “Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação”, disponibilizando, na plataforma digital, dois cursos abordando temas de “Prevenção & Vida”.

As temáticas dos cursos são Prevenção da Automutilação e Prevenção ao Suicídio. Não há limite de vagas, todas as inscrições serão deferidas. A demanda abrange o público de servidores, discentes, colaboradores e comunidade externa à Unilab.

Inscreva-se nos cursos disponíveis no site da FDR – Prevenção e Vida!

Os cursos serão disponibilizados na  plataforma da Universidade Aberta (UA), parceria junto ao Instituto de Educação a Distância (Iead) da Unilab. A certificação será disponibilizada pela própria Fundação Demócrito Rocha.

Quanto à parceria firmada entre a Fundação Demócrito Rocha e a Unilab, James Moura Jr., pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), compreende que “as parceiras institucionais com o foco em questões de promoção, prevenção e manejo da saúde mental são sempre necessárias. Dois cursos voltados para o fenômeno do suicídio e da auto-mutilação são importantes ferramentas para construção de estratégias de cuidado aos/as nossas estudantes, suas famílias e suas comunidades, porque podem ser feitos por toda a comunidade acadêmica, como também a comunidade externa à universidade”, declarou o psicólogo e professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab).

Para Weslay Mendonça, psicólogo da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase/Propae), o participante dos cursos terá a possibilidade de refletir quanto ao “favorecimento de uma maior empatia e cuidado com as pessoas que, por ventura, estejam em determinada situação de risco de suicídio ou em situação de automutilação. É um elemento que perpassa nos cursos uma fala de cuidado e atenção, sendo muito importante”, esclareceu.

Sobre o Projeto

Segundo a Fundação Demócrito Rocha, o projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e à Automutilação promove a abordagem adequada aos temas, de forma pedagógica e didática, utilizando ferramentas de educomunicação que permitam a promoção e difusão das informações de forma sistemática para o público adolescente, por faixa etária, bem como o engajamento de profissionais de dos conselhos tutelares, educadores, profissionais de saúde, lideranças de movimentos sociais e religiosos e outros, legítimos mediadores nesse processo de educação e de discussão sobre os temas de prevenção à automutilação e o suicídio.

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas), com a Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Nordeste.

Os cursos buscam atender aos profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, estudantes universitários de todos os cursos da Unilab e de outras instituições, dos cursos de Medicina/Psiquiatria, Psicologia, Direito, Serviço Social, Teologia e Enfermagem; líderes de associações religiosas, líderes comunitários, entidades beneficentes e movimentos sociais ligados à criança e ao adolescente.