UFSB – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – o despertar para a leitura em tempos de pandemia: mídias digitais e livros impressos, instituída pelo Decreto 84.631/1980, é uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens UFSB. O evento propõe discutir o despertar para a leitura, no impresso e no digital, e celebrar novos leitores e autores.

A SNLB 2020 da UFSB pretende ainda promover uma reflexão sobre as mudanças relacionadas à globalização, à educação e às relações sociais e geopolíticas, em um mundo pandêmico de fronteiras físicas fechadas, mas nunca antes tão próximo e interativo devido ao uso intenso das mídias digitais. Nesse aspecto, o espaço da internet torna-se também o espaço de novas formas de produção cultural e de resistências, de trocas e de produção de conhecimentos. E por ocorrer durante o período de pandemia, momento de radicalização da reflexão sobre nós mesmos e sobre nossas ações individuais e nossas relações com o mundo, a SNLB 2020 da UFSB propõe que o espaço da biblioteca em si seja repensado, abrindo-se um diálogo sobre as ações, práticas e parcerias nele desenvolvidas, a fim de se construir o chão mesmo desse espaço e dos seus recursos digitais.

A programação da SNLB 2020 da UFSB prevê, além de debates por meio de mesas-redondas e conferências, lançamentos de livros, oferta de oficinas e atividades culturais, que buscam promover o incentivo à leitura, facilitar o acesso à informação comprometida com a construção do conhecimento científico e cultural, fomentar a cultura e a arte, e qualificar o uso dos recursos informacionais e dos meios digitais para a publicação. O evento apoia, por meio da sua programação, as atividades de ensino, de pesquisa e extensão no âmbito da Universidade Federal do Sul da Bahia.

PROGRAMAÇÃO: https://ufsb.edu.br/snlb/