UFRR – Parceria com Fiocruz colabora para formação de doutores em Ciências

Uma parceria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) com o Instituto Oswaldo Cruz-IOC/Fiocruz resultou na formação de seis novos doutores em Ciências pelo Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Biologia Parasitária (Nota Capes = 7) para Roraima. O convênio iniciou em 2015 e encerrou com os doutoramentos dos professores.

Os novos docentes doutores integram o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRR: prof. dr. Ramão Luciano Nogueira Hayd, profa. dra. Raquel Voges Caldart e prof. dr. Jaime Louzada. O convênio também contribuiu para a formação de professores de outras instituições de Roraima: prof. dr. Joseneide Viana de Almeida, da Universidade Estadual de Roraima (UERR); prof. dr. Fábio Alves Gomes, do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e do médico dr. Alberto Ignácio Olivares Olivares.

O convênio foi coordenado pelo prof. dr. Rafael Maciel de Freitas, representando a Instituição Promotora (FIOCRUZ) e a profa. dra. Fabiana Nakashima, representando a Instituição Receptora (UFRR).

“A conquista destes doutoramentos enaltece o nome, a produção, a reputação e a visibilidade científica das instituições de ensino do nosso estado. O reconhecimento dessa conquista demonstra a relevância da contribuição científica do nosso estado, haja vista as teses de doutorado terem se pautado em temas voltados para o local. Esta conquista só foi possível pelo empenho de uma rede de colaboradores e pela competência, profissionalismo e dedicação de todos os docentes e discentes envolvidos”, frisa a professora Fabiana Nakashima.

Benefícios – Dentre as diversas contribuições que a formação de novos doutores traz para a UFRR e para o estado de forma geral, a coordenadora do programa na instituição, professora Fabiana Nakashima ressaltou a melhora da qualidade de pesquisa em Roraima e maior reconhecimento da Universidade no meio acadêmico, por meio das publicações científicas, disseminando conhecimento para a população geral e acadêmica. Ao todo, 15 artigos foram publicados pelos pesquisadores em periódicos especializados, no período do curso.

O aumento do número de publicações, conforme a coordenadora, “melhora a visibilidade do estado no meio científico e desperta curiosidades e novas investigações e ajuda a disseminar conhecimento sobre a região para a comunidade acadêmica”. Além disso, “o aumento de pesquisadores no estado – consequentemente, aumenta a quantidade de pesquisas, publicações e reconhecimento da nossa universidade na área científica”, destaca.

No âmbito institucional, o maior número de professores doutores colabora para melhor avaliação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no quesito quadro de Docentes, para os cursos de graduação pelo Ministério da Educação (MEC). Outro aspecto positivo, é o aumento do número de docentes que podem orientar os programas de iniciação científica e pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu; o número de professores que podem concorrer os editais CNPq; e a quantidade de pesquisadores que podem enviar propostas de novos cursos de pós-graduação para a CAPES.

“A titulação de doutor permite a orientação de 2 alunos bolsistas (Categorias UFRR ou CNPq) pelo nosso edital PIBIC. Além disso, permite a inclusão aos programas de pós-graduação, o que pode aumentar o número de vagas do programa que conseguir inserir esses novos doutores. Esse aumento de vagas contribui diretamente com qualificação dos profissionais inseridos ou não no mercado de trabalho (especialistas para Lato Sensu e mestres ou doutores para Stricto Sensu). Além disso, pode aumentar a chance de inserção do mercado de trabalho, visto que a qualificação beneficia o profissional em editais de concurso e/ou pode ser o diferencial durante a contratação em setores privados”, explica a coordenadora.

Pesquisas – O Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Biologia Parasitária tem áreas de concentração em Genética e Bioquímica; e Ecologia e Epidemiologia. As teses defendidas são das linhas de pesquisa: Estudos bioquímicos e moleculares de parasita, vetores e hospedeiros; Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias e hospedeiros; Ecologia de parasitas, vetores e hospedeiros; e Genética de parasitas, vetores e hospedeiros.

O prof. dr. Ramão Luciano Nogueira Hayd defendeu a tese “Perfil de resistência a inseticidas em populações naturais de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera, Culicidae) de Roraima, Brasil”. Já a profa. dra. Raquel Voges Caldart apresentou a tese “Infecções hospitalares e caracterização genética de Acinetobacter baumannii resistentes aos carbapenens de Boa Vista-RR”.

A tese do prof. dr. Jaime Louzada foi com o tema “Caracterização epidemiológica da malária autóctone e importada no Estado de Roraima”. O prof. dr. Joseneide Viana de Almeida, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), defendeu a tese “Diagnóstico e caracterização de Leishmania spp. em amostras clínicas de pacientes com leishmaniose cutânea no estado de Roraima”,

Já o prof. dr. Fábio Alves Gomes, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), realizou a pesquisa intitulada “Investigação de epizootias de distúrbios neurológicos em equídeos no Sul do Estado de Roraima, entre 2014 e 2016”.

Por fim, o médico dr. Alberto Ignácio Olivares Olivares realizou a pesquisa de tema “Estudo epidemiológico da diarreia aguda e correlação com etiologia viral e antígenos do grupo histo-sanguíneo em crianças ≤ 5 anos atendidas no Hospital da Criança Santo Antônio em Boa Vista, Roraima, 2016-2017”. Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias e hospedeiros.

Programa – O Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz é o mais antigo dos Programas Stricto sensu em atividade, com 44 anos. O Programa visa à formação científica avançada de pesquisadores, profissionais dos campos da ciência e tecnologia em saúde e docentes de ensino superior para as diferentes abordagens das áreas do conhecimento relacionadas à Parasitologia. A proposta é associar a tradição de excelência à necessidade de manter-se na vanguarda científica e tecnológica das áreas envolvidas no conceito mais amplo da Parasitologia.