Hospitais Universitários acolhem pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

Nove hospitais de universidades federais, que são vinculados ao SUS, estão recebendo pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. Ao todo, 150 leitos foram disponibilizados por conta da falta de oxigênio na rede de saúde do Amazonas.

Desde o início da pandemia, as universidades federais se apresentaram como um importante aliado dos brasileiros no enfrentamento do Coronavírus, deixando à disposição seus laboratórios, seus pesquisadores, seus hospitais e toda sua estrutura. Ancorado na ciência, o momento deve ser de união e solidariedade.

As universidades federais possuem 50 hospitais, formando a maior rede pública brasileira de saúde, disponibilizando cerca de 10 mil leitos e atendendo gratuitamente a mais de cinco milhões de brasileiros por ano, realizando inclusive mais de 260 mil cirurgias anuais.

Até o momento, estão recebendo os pacientes amazonenses o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).