UFMT recebe reitor da UFMS para diálogo sobre parcerias

Com o objetivo de fortalecer da relação entre as Instituições, discutir a troca de expertises e futuras parcerias, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, nesta terça-feira (2), a visita do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor Marcelo Augusto Santos Turine e da Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

A discussão, que aconteceu na reitoria da UFMT, abordou principalmente temas de gestão, com trocas de experiências sobre a estrutura administrativa, a condução de projetos, o desenvolvimento de sistemas e a realização de parcerias com instituições privadas. Também foi abordada a possibilidade da realização de pesquisas em conjunto.

“Essa visita inicia a consolidação da relação de nossas Instituições. Já conheço o professor Marcelo há algum tempo e temos objetivos em comum no sentido de otimizar o trabalho de nossas equipes nas áreas de administração, planejamento, tecnologias da informação e outras. Juntos podemos desenvolver melhores práticas na gestão universitária”, afirmou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.

De acordo com a professora Rosaline Lunardi, vice-reitora da UFMT, as Instituições podem contribuir uma com a outra pela troca de informações. “Podemos trocar experiências, fazer a permuta de nossos sistemas e das expertises de nossas agências e escritórios, que têm feito um trabalho muito importante”, disse e completou afirmando que os projetos em comum começarão a funcionar a partir deste ano.

Sobre a ligação entre UFMT e UFMS, o reitor da UFMS lembrou que ambas as Instituições possuem desafios geográficos em comum e compartilham um dos biomas mais importantes do país, o Pantanal. “Com essa reunião podemos alinhar nossos projetos estratégicos do ponto de vista da administração, da pesquisa, da parceria com outras instituições e empresas privadas, de forma a melhorar a eficiência da administração pública e realizar projetos que tenham um impacto social grande”, apontou.

Por sua vez, a diretora da Fapec disse que a parceria permitiria que UFMT e UFMS trouxessem mais conhecimento para suas equipes, favorecendo o ensino, a pesquisa e extensão. “Essa troca de experiências é de fundamental importância, pois projetos que estão dando certo aqui certamente podemos aplicar no Mato Grosso do Sul e nossos projetos que estão dando certo lá podemos passar para cá”, afirmou.

 

Presente na reunião, o Secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha, apontou que as Universidades têm funções parecidas, permitindo que atuem para alcançar resultados mais rápidos. “Podemos criar um catálogo de softwares comuns e trabalhar em cima disso e também fazer licitações e tomadas de preço em conjunto, de forma que aumente a concorrência e diminua os preços para as Instituições”, concluiu.

Também estiveram na reunião o técnico-administrativo Adriano Aparecido de Oliveira, Pró-reitor Administrativo e o professor Cristiano Maciel, Diretor pró-tempore da Fundação Uniselva.