Andifes lança Programa de Mobilidade Virtual Internacional

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está lançando hoje (6) o edital para a primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual Internacional, com a oferta de cursos com duração de seis semanas por plataforma 100% digital.

Nessa fase, todas as universidades federais podem se inscrever para participar do programa. De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Waldenor Barros, a expectativa é de nessa primeira chamada já sejam ofertados pelo menos 120 cursos. “Os cursos serão todos de curta duração – seis semanas, oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vagas, e para os nossos parceiros internacionais 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.

Ainda segundo o professor, os cursos serão gratuitos. “Pretendemos com essa ação iniciar um processo de mobilidade virtual que se expanda em um programa regular, sistemático e de maior porte. Neste primeiro momento, esperamos contribuir para a promoção da educação superior brasileira no exterior, dando visibilidade à qualidade da educação que nós oferecemos. Além disso, temos o propósito de iniciar ações em rede. Assim como nós temos a ação já iniciada pela Andifes com a Rede IsF de idiomas, temos interesse de cada vez mais trabalhar em sinergia com as universidades federais em rede”, enfatiza.

Acesse o edital na  íntegra.

Confira o Catálogo Destino Brasil.