UFAC – Projeto coleta relatos de mães durante pandemia da covid-19

O projeto de extensão “As Margens da Pandemia: Relatos de Maternidade”, da Ufac, coleta de forma on-line, desde setembro de 2020, relatos de experiência de mães na pandemia da covid-19, os quais são transcritos e disponibilizados em acervo digital no site do projeto.

Coordenado pela professoras Camila Bylaardt Volker (Centro de Educação Letras e Artes) e Ana Letícia de Fiori (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), o projeto conta com uma equipe de estudantes dos cursos de Letras e Ciências Sociais. Os relatos coletados abordam experiências com a maternidade, a partir de diferentes contextos socioeconômicos, pertencimentos étnicos, religiosos, regionais e etários.

“Trata-se de experiência inovadora e interdisciplinar no campo da extensão, e de forte impacto social, ao promover a visibilidade de um segmento muitas vezes marginalizado, todavia fundamental para o enfrentamento dos efeitos da pandemia em nossa sociedade”, comentam as coordenadoras do projeto. “Por meio da escuta sensível, buscamos fazer emergir as vozes dessas mulheres, reconhecendo a dignidade em suas vivências e trazendo a universidade para perto de suas vidas.”

Para a equipe de estudantes, é uma experiência ímpar de aprendizado de diferentes metodologias de trabalho e reflexões sobre forma de biografias e relatos de si, matérias pertinentes a ambos os cursos e em sua formação profissional.