UFPel cede dois freezers para armazenamento de vacinas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está disponibilizando dois freezers que chegam a -80º para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possa armazenar vacinas. As características dos equipamentos, cedidos por grupos de pesquisa da Universidade, possibilitam a adequada manutenção dos imunizantes da farmacêutica Pfizer, que deverão ser utilizadas no segundo semestre – o governo federal anunciou recentemente a compra de 100 milhões de doses da vacina.

Os freezers possuem capacidade de 368 litros cada e estima-se que sejam suficientes para suprir a demanda do município. A temperatura dos equipamentos possibilita que as vacinas da Pfizer possam ser mantidas durante todo o seu período de validade. O imunizante utiliza a molécula RNA, que só se mantém estável em temperaturas muito baixas, próximas a -80º. As vacinas podem ser mantidas a -15º ou -20º, porém com tempo útil reduzido. Assim, a estrutura oferecida pela UFPel possibilitará o uso adequado e com total validade das vacinas.

Um dos freezers é novo e pertence ao Laboratório de Neuroquímica, Inflamação e Câncer (NeuroCan), ligado ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA). O equipamento foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O segundo é oriundo do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec), que conseguiu realocar amostras de pesquisas e liberar o freezer para receber as vacinas.

Os equipamentos ficarão em uma sala especial no Campus Anglo, com segurança 24h, monitoramento por câmeras, geradores e temperatura refrigerada. A estrutura será gerida pela própria SMS.

O presidente do Comitê Interno da UFPel para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da Covid-19 e coordenador de Pesquisa da Universidade, Marcos Britto Corrêa, ressalta que mais uma vez a UFPel colabora com a linha de frente no combate à pandemia, mesmo enfrentando um cenário de cortes orçamentários. “Graças ao financiamento em pesquisa das universidades públicas temos esta estrutura a oferecer. Nesse momento de necessidade, as universidades dão respostas a partir do que é adquirido com recursos públicos”, destaca.