UFRA – O papel fundamental do médico veterinário na saúde humana

Você já ouviu falar sobre Saúde Única? Este é um conceito utilizado por especialistas para traduzir a união indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental, buscando combater e prevenir doenças por meio do trabalho integrado entre profissionais de diferentes áreas. Nesta cadeia, o médico veterinário desenvolve um papel indispensável, estando envolvido na produção de medicamentos, alimentação humana, no combate às zoonoses e na produção de vacinas, por exemplo.

Ao contrário do que muitos pensam, a atuação deste profissional não se restringe à saúde dos animais domésticos. “Isto é um conceito criado de forma empírica pela sociedade, pela questão lúdica do papel do veterinário atingindo os lares ao cuidar dos nossos companheiros pets e animais de fazenda. Porém, ao analisarmos tecnicamente a formação de um médico veterinário, fica fácil perceber que todos os componentes que envolvem o conceito de saúde coletiva fazem parte das suas ações”, explica o professor Leandro Nassar Coutinho, docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária da instituição.

Segundo ele, o elo entre ambiente, animais e seres humanos é indissociável. “Com a inclusão da profissão no Conselho Nacional de Saúde, por meio da resolução CNS/SUS nº 278/98, o veterinário passou a ser parte do planejamento de políticas do SUS, sendo responsável por ações em vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Ações essas capazes de promover saúde humana de forma direta e indireta”.

Com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, causador da Covid-19, evidenciou-se um pouco mais o papel do médico veterinário enquanto agente de saúde. “Durante o último ano, ficou claro que a desinformação foi um grande vilão deste momento de pandemia que vivemos, e promover a disseminação de informação em saúde, com qualidade, é um dever dos profissionais desta área. Eles possuem o conhecimento necessário para orientar a população sobre os riscos e a prevenção de doenças infectocontagiosas. A produção de insumos e vacinas e o diagnóstico também, com frequência, envolvem médicos veterinários”, esclarece.

Entre outras formas de atuação, direta ou indireta, do profissional neste contexto, estão também a fiscalização e a inspeção de produtos de origem animal e a vigilância sanitária em estabelecimentos como mercados e serviços de alimentação. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), há veterinários atuando no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), na Vigilância Epidemiológica e Sanitária, no Saneamento Ambiental e na área de bem-estar animal. Vale ressaltar que muitas destas áreas também contam com o trabalho do zootecnista, profissional que também desempenha um relevante papel na cadeia da Saúde Única.

Para o professor da Ufra, os médicos veterinários são um grupo privilegiado frente à sociedade por ter um dos mais amplos mercados de trabalho, mas ainda é preciso que a sociedade conheça mais sobre a sua atuação. “O que falta é a população saber que em cada produção de alimento de origem animal, em cada política de saúde, em cada medicamento pesquisado, há a ação de um médico veterinário; e não apenas nos pets shops e clínicas veterinárias. Portanto, antes mesmo até de promover saúde animal, o veterinário é um profissional organicamente da saúde pública”.