Unirio – Encontro de Saberes irá promover diálogo com grupos de bumba meu boi do Maranhão

Aulas do curso ocorrem a partir de 21 de junho, com encontros às segundas e em eventuais sábados

A Coordenadoria de Cultura está organizando o curso Encontro de Saberes – Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão. O curso promoverá epistemologias a partir dos saberes orais tradicionais, especificamente vindos das brincadeiras de bumba meu boi no Maranhão, propondo um grande encontro entre integrantes e lideranças de alguns grupos tradicionais. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

As aulas terão início em 21 de junho e se estendem até o dia 4 de outubro, com encontros às segundas, de 19h às 21h, e em eventuais sábados, de 15h às 17h. O curso será dividido em dois módulos de 60 horas cada, com inscrições separadas.

O Encontro de Saberes surgiu em 2010, com o antropólogo José Jorge de Carvalho, professor da Universidade de Brasília. Desde então, o movimento já se expandiu para 14 universidades públicas no território nacional, uma na Colômbia e uma na Áustria.

O foco do projeto é a inclusão de mestres dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas e das culturas populares, como docentes nas universidades em disciplinas regulares, aproximando os saberes institucionalizados e as práticas tradicionais.