UFRRJ apresenta resultados do Programa de Eficiência Energética

Em 2019, a UFRRJ foi uma das instituições contempladas no edital do Programa de Eficiência Energética (PEE), criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o objetivo de promover o uso eficiente de energia a partir do melhoramento de equipamentos e processos. Em parceria com a concessionária Light S.A. e a empresa Deode, a Universidade começou, em novembro do ano passado, a substituir equipamentos obsoletos de ar condicionado e a instalar lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes. No último dia 28 de maio, a Deode realizou um encontro virtual para fazer um balanço do projeto desenvolvido na Rural, com presença do reitor Roberto Rodrigues e de pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Fábio Cardozo.

“A parceria tem sido muito boa. É um projeto dos quais nos orgulhamos de ter conseguido trazer para o setor público. A eficiência energética possibilita que a Universidade possa, cada vez mais, melhorar o processo de custeio e manutenção”, disse o reitor Rodrigues, na abertura da webconferência.

O pró-reitor Fábio Cardozo, gestor do contrato, avaliou positivamente o trabalho da Deode, empresa responsável pela execução do PEE. “Conseguimos distinguir boas e más empresas. Algumas dão muito trabalho. Mas, felizmente, esse contrato foi excelente”, afirmou Cardozo. O pró-reitor ressaltou ainda que o projeto foi completamente executado do ponto de vista operacional, restando apenas alguns requisitos administrativos para a finalização.

Entre os resultados apresentados pela Deode (ver imagens), registrou-se que a UFRRJ vai economizar 1.524,61 MWh (Megawatt-hora) por ano. Além disso, a nova iluminação da Rural deixará de emitir 77.908 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o que equivale ao plantio de 216 árvores.