Home Universidades Federais UFG – FEN participa da vacinação contra covid-19 em Goiânia

UFG – FEN participa da vacinação contra covid-19 em Goiânia

0
0

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN UFG) está participando da vacinação contra a covid-19 como parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio de um projeto de extensão e ensino. Nas etapas anteriores, a FEN contribuiu para a vacinação de mais de 30 mil profissionais de saúde e de idosos com mais de 85 anos. Agora participa da imunização de idosos com 84 anos, conforme o plano nacional de imunização (PNI) contra a covid-19.

A expectativa é fazer o escalonamento etário decrescente até vacinar os idosos e assim passar para o grupo das pessoas com doenças crônicas. O cronograma de vacinação está sendo divulgado semanalmente pela SMS, pois pode haver mudança de locais e de público-alvo. O ritmo de vacinação depende do recebimento das vacinas pelo Município.

Dos vários postos de vacinação, a FEN vai participar mais ativamente dos trabalhos em alguns pontos de vacinação para pedestres e do drive-thru do Shopping Passeio das Águas em dois dias da semana. Nos outros dias da semana, tanto os professores quanto os estudantes dedicam-se a outras atividades como o ensino remoto emergencial (ERE).

Estudantes

Segundo a diretora da FEN, Claci Rosso, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) está providenciando um seguro para os estudantes participarem da campanha de imunização contra a covid-19. No projeto de extensão ensino, a carga horária dessa atividade está sendo vinculada às disciplinas que tenham atividades práticas emergenciais.

“Eles só vão para a campanha supervisionados por um professor. Todos usam os equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme a recomendação das autoridades sanitárias para esta campanha que prevê o uso de avental, máscara cirúrgica, em alguns casos usando face shield ou óculos e gorro. Os EPIs são fornecidos pela própria FEN, assim como o álcool em gel”, detalha Claci.

A primeira reunião com a Direção e Gerência de Imunização da SMS de Goiânia foi realizada na primeira quinzena de janeiro de 2021. Na ocasião foi apresentada a proposta de parceria para a campanha de imunização e também para a capacitação de estudantes (de graduação e pós-graduação) e professores.

Durante dois dias, 150 pessoas foram capacitadas entre professores, estudantes e enfermeiros vinculados à UFG e de fora da Instituição, quando foi desenhado um cronograma de trabalho. “Já estamos atuando nas campanhas que estão acontecendo desde o dia 31 de janeiro, principalmente na UFG”, afirma a diretora da FEN, Claci Rosso.

Trabalhadores

Em um primeiro momento, foram vacinados todos os trabalhadores dos serviços de saúde de Goiânia, que estão na linha de frente do atendimento e cuidado da pessoa com covid-19 como hospitais, clínicas, laboratórios e outros. Um desses locais de atendimento a pacientes com covid-19 é o Hospital das Clínicas da UFG. “Quando se deu a vacinação nos serviços de saúde, todos os trabalhadores foram imunizados, independemente de categoria profissional, grau de escolaridade ou hierárquico”, explica.

A etapa seguinte envolveu a imunização de profissionais de saúde que estão trabalhando em suas respectivas áreas e vinculados ao conselho regional da sua categoria como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e odontólogos.

 

Vacinação contra Covid-19 exclusiva para moradores de Goiânia 

Não há agendamento prévio, todos estão sendo atendidos conforme cronograma e grupos prioritários, seguindo as recomendações do PNI. No caso dos idosos residentes em Goiânia, a imunização é feita por grupo etário e por ordem alfabética.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejam também

UNIR – Campanha Doa Rondônia visa arrecadar donativos para afetados pela enchente no Acre

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inicia nesta quinta-feira (25), em parc…