Home Universidades Federais UFCA lança Guia de Integridade da UFCA durante Ciclo de Palestras sobre Integridade Pública Fonte: https://ufca.edu.br

UFCA lança Guia de Integridade da UFCA durante Ciclo de Palestras sobre Integridade Pública Fonte: https://ufca.edu.br

0
0
Gestão Superior da UFCA reunida no campus Juazeiro do Norte, em 2019. Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA

Em Administração Pública, entende-se por “integridade” o conjunto de arranjos organizacionais que objetivam fazer com que as instituições públicas não se desviem de seu objetivo principal: entregar resultados de interesse público de forma adequada, imparcial e eficiente. Para realizar a compra de insumos e de equipamentos hospitalares para um hospital de grande porte, por exemplo, é preciso que, além do cumprimento de todas as etapas dos processos de licitação, a demanda de insumos esteja alinhada à necessidade real do hospital e, ainda, que o material adquirido seja usado e armazenado adequadamente, evitando desperdícios ou novas compras evitáveis.

Com o objetivo de instaurar uma cultura de integridade nas instituições públicas brasileiras, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União publicou a Portaria Nº 1.089, de 25 de abril de 2018, que determinou que as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional implementem programas internos de integridade. No mês seguinte à publicação, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou a Portaria Nº 234, de 7 de maio de 2018, que instituiu o Comitê Permanente de Gestão da Integridade (CGPI/UFCA). O comitê é responsável por coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade da UFCA.

Entre as realizações do CGPI/UFCA está o Guia de Integridade da UFCA, que será lançado na próxima segunda-feira, 15 de junho de 2021, durante a abertura do Ciclo de Palestras sobre Integridade Pública. As inscrições para o Ciclo de Palestras são gratuitas e seguem abertas até o dia 13 de junho de 2021, no site do evento.

De acordo com o integrante do CGPI/UFCA, Tiago Alencar (também pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, Proplan/UFCA, na qual exerce ainda a função de chefe da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos), o Guia de Integridade da UFCA tem como objetivo orientar e auxiliar os gestores e a comunidade acadêmica da Universidade no tocante a Integridade Pública: “A UFCA vem, desde 2018, tomando ações concretas para fortalecimento da integridade pública. Foi criado o CGPI/UFCA e elaborado e aprovado o Programa de Integridade da UFCA, com construção de medidas, instrumentos e estratégias de atuação para promoção e execução de ações que possam não somente prevenir atos de corrupção, fraudes, o não cumprimento de normas éticas, valores e princípios; mas fortalecer uma cultura organizacional que preze pelo interesse público e pela comunidade acadêmica. O Guia de integridade surge como uma força adicional no tocante aos fatores educacionais e orientadores para os pilares do programa de integridade da instituição, promoção de atitudes e controle proativo da sociedade e comunidade acadêmica”, disse Tiago.

Composição CGPI/UFCA
Ainda conforme Tiago Alencar, o Guia de Integridade da UFCA foi construído após seis meses de trabalho do CGPI/UFCA, composto ainda pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Francisco de Assis Nogueira; pela chefe da Secretaria de Processos Disciplinares e Comissões Permanentes, Lia Maria Silveira David; pela chefe da Ouvidoria Geral, Aretuza Sousa Tenório; pela presidente da Comissão de Ética, Francilda Alcântara Mendes; pelo chefe da Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos da Proplan/UFCA, Artur Costa de Souza e pelo chefe do Núcleo de Apoio Legislativo da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), Willamy de Brito Rocha. Também participou ativamente da construção do Guia de Integridade o chefe da Divisão de Transparência da Coordenadoria de Transparência da Proplan/UFCA, Cícero Marciovânio de Oliveira.

Serviço

Lançamento do Ciclo de Palestras sobre Integridade Pública
Quando: de 15 de junho a 17 de junho de 2021
Onde: Auditório Virtual da UFCA
Informações: comite.integridade@ufca.edu.br

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

MS quer promover ações de equidade em saúde em parceria com universidades

Chamamento da pasta pretende selecionar soluções tecnocientíficas, com foco em Atributos d…