UFPB participa de projeto que mobiliza 15 universidades para ampliar doação de sangue na PB

UFPB vai disponibilizar ônibus nos dias 14 e 17 para levar doadores da comunidade acadêmica ao Hemocentro

Na próxima segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data e estimular a doação para abastecer os bancos de sangue da Paraíba, 15 universidades, entre instituições públicas e privadas, vão realizar uma grande mobilização, do Litoral ao Sertão, com a finalidade de sensibilizar as comunidades universitárias e a sociedade em geral.

As ações terão início no dia 14, a partir das 8h, e se estenderão por toda a semana, período em que as universidades cumprirão um cronograma de doações em unidades de coleta na Paraíba. Até esta quinta-feira (10), já havia doações confirmadas nos Hemocentros de João Pessoa e de Campina Grande, e nos Hemonúcleos de Guarabira, Sousa e Cajazeiras.

O projeto teve início depois que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a campanha UFPB pela Vida, no dia 12 de maio, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, e o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, teve a iniciativa de convidar outras instituições a se envolverem em um projeto maior – Educação pela Saúde – visando ampliar os estoques de sangue com o intuito de salvar vidas. As universidades elaboraram estratégias de mobilização e divulgação internas e também ações promocionais e de estímulo à doação, e estão organizando caravanas com a participação de doadores sensibilizados com a situação dos baixos estoques de sangue no estado.

A UFPB participará na próxima semana das ações junto ao Hemocentro para doação nos dias 14 e 17 de junho. O coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Bruno Galvão, informou que serão disponibilizados dois ônibus em cada um dos dias, um saindo às 8h e outro, às 10h, com capacidade para 35 pessoas, cada.

Os interessados em doar devem preencher o formulário aqui. Ao chegar ao Hemocentro, o doador deve informar que participa da campanha 538.

O projeto Educação pela Saúde envolve as seguintes instituições:

João Pessoa

UFPB
UEPB
UNIESP
IFPB
UNIPÊ
UNINASSAU
Faculdade Três Marias
FPB
FESP

Campina Grande

FIP
UFCG
Unifacisa

Patos

UNIFIP

Cajazeiras

Faculdade Santa Maria

Guarabira

EESAP