UFRN desenvolve tratamento alternativo para a osteoartrite

Método inovador trata pacientes com lesões articulares a partir de exercícios com restrição do fluxo sanguíneo – Foto: Arquivos da Pesquisa

Popularmente conhecida como artrose, a osteoartrite é uma doença articular degenerativa responsável pelo desgaste das cartilagens e pelas alterações ósseas. Identificada principalmente pelas dores nas articulações e ligamentos, a disfunção costuma acometer pacientes na faixa etária entre os 60 e 75 anos e tem como causas fatores como obesidade, tabagismo, envelhecimento e até mesmo razões genéticas.

Pensando em um tratamento alternativo, o doutorando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mikhail Santos Cerqueira, desenvolveu um novo método a partir da utilização da Restrição do Fluxo Sanguíneo (RFS).

O tratamento consiste no uso de torniquetes na área em que o músculo-alvo se encontra, podendo ser manipulado tanto durante o exercício quanto em repouso. O objetivo da restrição do fluxo sanguíneo é tratar ou, ao menos, minimizar aspectos da doença como alterações musculoesqueléticas e atrofias. Segundo o doutorando, o uso da técnica RFS desencadeia uma sobrecarga muscular interna, o que acaba por viabilizar uma carga menor de exercícios, fazendo com que os pacientes sintam menos dor.

O método, que visa os efeitos do tratamento do ponto de vista fisiológico, metodológico e clínico, começou a ser aplicado principalmente em quadros de osteoartrite nos joelhos, área comumente afetada pela doença, em 2018. Até o ano passado, o Departamento de Fisioterapia da UFRN havia avaliado e tratado cerca de 40 pacientes.

Mikhail afirma ainda que a sua nova metodologia vem despertando grande interesse em meio a comunidade acadêmica através de eventos voltados para a área, workshops e pelas redes sociais, o que em sua visão é ótimo, pois conhecimento científico de qualidade deve alcançar o maior número de pessoas possível.