Unifei – Em reunião com o ministro da Educação, reitor discute planos de expansão de campi

O reitor da UNIFEI (à direita) foi recebido pelo ministro da Educação, para discutir o orçamento e os planos de expansão da Instituição.

No último dia 10 de junho, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson da Costa Bortoni, foi recebido pelo ministro da Educação, professor Milton Ribeiro, em Brasília – DF, para discutir o orçamento e os planos de expansão da Instituição.

Na ocasião, o ministro disse que trabalha com a meta de liberação dos recursos contingenciados e ainda sinalizou sobre a possibilidade de recomposição do orçamento referente aos cortes feitos em 2020 e 2021. Por sua vez, o professor Bortoni reforçou que a UNIFEI está totalmente em dia com suas obrigações financeiras e sem risco de ter suas atividades afetadas por problemas orçamentários em 2021.

Sobre os planos de expansão, o reitor apresentou ao ministro um projeto de Educação em Ciência e Tecnologia que, quando consolidado, poderá gerar até duas mil novas vagas anuais de acesso à graduação para estudantes de todo o Brasil.

Na reunião, também foram tratados os planos de expansão do campus de Itabira.

Segundo o reitor, o projeto tem a intenção de levar formação a quem está à margem da sociedade, beneficiando, assim, muitos brasileiros. “O projeto, que já vem sendo desenvolvido pela Administração, viabilizará a participação de uma grande fatia da sociedade que hoje não tem acesso a um curso superior”, disse o professor Bortoni.

Na reunião, também foram tratados os planos de expansão do campus de Itabira, onde atualmente três novos prédios, contemplando 30.000 metros quadrados, estão em fase final de construção. De acordo com o protocolo de intenções assinado pelo Ministério da Educação (MEC), a UNIFEI, a empresa Vale e a Prefeitura de Itabira, até seis novos cursos podem ser criados, beneficiando cerca de 1.300 novos alunos.

O campus da UNIFEI em Itabira é um exemplo de sucesso de parceria público-privada no setor de Educação, já que boa parte dos investimentos em infraestrutura é disponibilizada pela empresa Vale.