Home Universidades Federais UFT – Clínica do Câmpus de Araguaína conta com intérpretes para tutores surdos

UFT – Clínica do Câmpus de Araguaína conta com intérpretes para tutores surdos

0
0

Pessoas que integram a comunidade dos surdos e que são tutoras de animais de estimação passam a contar com um serviço de inclusão na Clínica Veterinária da UFT: a disponibilização de intérpretes de Libras para facilitar e aprimorar o atendimento. A clínica, localizada no Câmpus de Araguaína, é de responsabilidade do curso de Medicina Veterinária, atendendo animais de pequeno e grande porte, domésticos e silvestres. O local oferta serviços diversos à sociedade, por valores mais em conta dos que os comumente praticados no mercado – embora todos dentro da tabela de preços praticados pela classe, que é fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Como funciona o serviço?
O serviço funciona da seguinte forma: uma vez que o(a) surdo(a) agenda um serviço na clínica para seu pet, o profissional responsável pelo atendimento pode, eventualmente, identificar a necessidade de um intérprete de Libras para uma comunicação mais efetiva – entre tutor e veterinário – no dia marcado para a consulta. Aí entra o trabalho de Rozana Cristina Arantes, professora do curso de Veterinária, e de sua aluna Thais dos Santos – e em que ambas são também intérpretes de Libras.

“Existem tutores surdos e falta acessibilidade nos serviços veterinários. Como essas pessoas efetuam atendimento veterinário para seus animais nas clínicas, em geral? Comecei a pensar numa forma de tornar mais acessível esse serviço na Clínica da UFT, por meio da intermediação da comunicação entre o tutor surdo e o médico veterinário”, explica Rozana, autora do projeto.

Os profissionais da Clínica Veterinária do Câmpus de Araguaína já podem agendar o serviço de intérprete de Libras por meio dos contatos disponibilizados no card.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

MS quer promover ações de equidade em saúde em parceria com universidades

Chamamento da pasta pretende selecionar soluções tecnocientíficas, com foco em Atributos d…