UFT – Clínica do Câmpus de Araguaína conta com intérpretes para tutores surdos

Pessoas que integram a comunidade dos surdos e que são tutoras de animais de estimação passam a contar com um serviço de inclusão na Clínica Veterinária da UFT: a disponibilização de intérpretes de Libras para facilitar e aprimorar o atendimento. A clínica, localizada no Câmpus de Araguaína, é de responsabilidade do curso de Medicina Veterinária, atendendo animais de pequeno e grande porte, domésticos e silvestres. O local oferta serviços diversos à sociedade, por valores mais em conta dos que os comumente praticados no mercado – embora todos dentro da tabela de preços praticados pela classe, que é fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Como funciona o serviço?
O serviço funciona da seguinte forma: uma vez que o(a) surdo(a) agenda um serviço na clínica para seu pet, o profissional responsável pelo atendimento pode, eventualmente, identificar a necessidade de um intérprete de Libras para uma comunicação mais efetiva – entre tutor e veterinário – no dia marcado para a consulta. Aí entra o trabalho de Rozana Cristina Arantes, professora do curso de Veterinária, e de sua aluna Thais dos Santos – e em que ambas são também intérpretes de Libras.

“Existem tutores surdos e falta acessibilidade nos serviços veterinários. Como essas pessoas efetuam atendimento veterinário para seus animais nas clínicas, em geral? Comecei a pensar numa forma de tornar mais acessível esse serviço na Clínica da UFT, por meio da intermediação da comunicação entre o tutor surdo e o médico veterinário”, explica Rozana, autora do projeto.

Os profissionais da Clínica Veterinária do Câmpus de Araguaína já podem agendar o serviço de intérprete de Libras por meio dos contatos disponibilizados no card.