UnB promove roda de conversa online sobre saúde da criança e do adolescente na pandemia

Evento é gratuito e inscrições são abertas para a população em geral.

No dia 25 de junho, das 18h às 21h, a Faculdade de Medicina da UFMG transmitirá uma roda de conversa com o tema “Reflexões sobre a saúde da criança e do adolescente na pandemia de Covid-19”. O evento é vinculado ao programa de extensão Campus Saúde UFMG enfrentando o coronavírus e coordenado pela professora Cristiane Dias, com co-coordenação das professoras Maria do Carmo de Melo, Priscila Ferri e Cristina Alvim, todas do Departamento de Pediatria (PED).

O motivo para realização do evento surgiu da necessidade de capacitar educadores, pais e mesmo as crianças e adolescentes diante do novo contexto de incertezas que a pandemia trouxe. Para a professora Maria do Carmo de Melo, o isolamento e distanciamento das crianças em relação às escolas resultaram no grande prejuízo do aprendizado e desenvolvimento de suas competências, além de trazer transtornos mentais e emocionais para esse público. “A violência contra esse grupo aumentou muito. Os pais estão passando por um momento econômico muito difícil e isso causa estresse, ansiedade, o que propicia episódios de abusos”, afirma.

Por isso, o encontro pretende orientar a sociedade em geral sobre as prevenções contra a covid-19 necessárias para uma retomada segura das aulas presenciais e quando o município tiver condições de biossegurança para tal. Os esclarecimentos serão feitos a partir dos conhecimentos dos especialistas do PED, convidados para o debate. Eles não abordarão questões específicas de quando retornar às aulas presenciais, mas o tema de forma geral.

O evento é totalmente online e gratuito e será transmitido via YouTube pelo canal da Faculdade. Disponível para toda a população, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link até o momento do evento. O Centro de Extensão da Faculdade de Medicina (Cenex) garante certificado de participação para organizadores e palestrantes. A emissão será pelo sistema do evento, Even3, mesmo para os participantes inscritos que acompanharem a roda pelo Youtube.

Confira os detalhes da programação, que conta com o apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes).

Maria do Carmo aponta ainda sua preocupação especial com adolescentes de baixa renda que tinham projetos de vida e precisaram ser encerrados. “Eles estão sem assistência e a possibilidade de conseguir um emprego ou fazer um curso está muito pequena. Então, a vida dessas crianças e adolescentes está muito bagunçada”, declara a professora.

Durante a roda também será apresentada e comentada uma pesquisa realizada por docentes da Faculdade de Medicina, sobre as características clínicas e fatores de risco para mortes de crianças e adolescentes com covid-19. O estudo foi conduzido pelos professores do PED, Eduardo A. Oliveira, Ana Cristina Simões e Silva e Maria Christina Lopes, com a participação do Departamento de Estatística (UFMG), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da University of California, San Diego. Os dados foram coletados em uma plataforma brasileira e publicados no periódico The Lancet, mas a linguagem a ser utilizada na apresentação será direcionada para a população em geral. Saiba mais sobre esta pesquisa clicando aqui.