Home Universidades Federais UnB promove roda de conversa online sobre saúde da criança e do adolescente na pandemia

UnB promove roda de conversa online sobre saúde da criança e do adolescente na pandemia

0
0

Evento é gratuito e inscrições são abertas para a população em geral.

No dia 25 de junho, das 18h às 21h, a Faculdade de Medicina da UFMG transmitirá uma roda de conversa com o tema “Reflexões sobre a saúde da criança e do adolescente na pandemia de Covid-19”. O evento é vinculado ao programa de extensão Campus Saúde UFMG enfrentando o coronavírus e coordenado pela professora Cristiane Dias, com co-coordenação das professoras Maria do Carmo de Melo, Priscila Ferri e Cristina Alvim, todas do Departamento de Pediatria (PED).

O motivo para realização do evento surgiu da necessidade de capacitar educadores, pais e mesmo as crianças e adolescentes diante do novo contexto de incertezas que a pandemia trouxe. Para a professora Maria do Carmo de Melo, o isolamento e distanciamento das crianças em relação às escolas resultaram no grande prejuízo do aprendizado e desenvolvimento de suas competências, além de trazer transtornos mentais e emocionais para esse público. “A violência contra esse grupo aumentou muito. Os pais estão passando por um momento econômico muito difícil e isso causa estresse, ansiedade, o que propicia episódios de abusos”, afirma.

Por isso, o encontro pretende orientar a sociedade em geral sobre as prevenções contra a covid-19 necessárias para uma retomada segura das aulas presenciais e quando o município tiver condições de biossegurança para tal. Os esclarecimentos serão feitos a partir dos conhecimentos dos especialistas do PED, convidados para o debate. Eles não abordarão questões específicas de quando retornar às aulas presenciais, mas o tema de forma geral.

O evento é totalmente online e gratuito e será transmitido via YouTube pelo canal da Faculdade. Disponível para toda a população, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link até o momento do evento. O Centro de Extensão da Faculdade de Medicina (Cenex) garante certificado de participação para organizadores e palestrantes. A emissão será pelo sistema do evento, Even3, mesmo para os participantes inscritos que acompanharem a roda pelo Youtube.

Confira os detalhes da programação, que conta com o apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes).

Maria do Carmo aponta ainda sua preocupação especial com adolescentes de baixa renda que tinham projetos de vida e precisaram ser encerrados. “Eles estão sem assistência e a possibilidade de conseguir um emprego ou fazer um curso está muito pequena. Então, a vida dessas crianças e adolescentes está muito bagunçada”, declara a professora.

Durante a roda também será apresentada e comentada uma pesquisa realizada por docentes da Faculdade de Medicina, sobre as características clínicas e fatores de risco para mortes de crianças e adolescentes com covid-19. O estudo foi conduzido pelos professores do PED, Eduardo A. Oliveira, Ana Cristina Simões e Silva e Maria Christina Lopes, com a participação do Departamento de Estatística (UFMG), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da University of California, San Diego. Os dados foram coletados em uma plataforma brasileira e publicados no periódico The Lancet, mas a linguagem a ser utilizada na apresentação será direcionada para a população em geral. Saiba mais sobre esta pesquisa clicando aqui.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

MS quer promover ações de equidade em saúde em parceria com universidades

Chamamento da pasta pretende selecionar soluções tecnocientíficas, com foco em Atributos d…