UFPA – Convênio com Prefeitura de Belém promoverá cooperação em diversas áreas estratégicas

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinaram convênio de cooperação para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas estratégicas para o município. O documento formaliza uma série de parcerias já em desenvolvimento e outras a serem estruturadas. Em março deste ano, o reitor e o prefeito fizeram reunião para levantar as possibilidades de parceria.

Entre as linhas gerais do convênio, estão ações para a melhoria da gestão pública, de forma democrática e participativa; o desenvolvimento de políticas urbanas e ambientais; a realização de projetos sociais e de garantia de direitos; a geração de renda com sustentabilidade e inovação; a promoção da cidadania por meio da cultura e da comunicação; a valorização da diversidade e as interações internacionais. A cooperação pretende também proporcionar mais oportunidades de formação para gestores, servidores municipais e estudantes, por meio de cursos e estágios, além de otimizar recursos financeiros e patrimoniais.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, a Universidade pode fazer muito pela população de Belém, com o conhecimento técnico, científico e cultural produzido na Instituição: “Sempre buscamos interagir com o poder público, colocando à disposição o conhecimento e a capacidade técnica que temos, de modo a contribuir com a elaboração e execução de políticas públicas. A Universidade tem sempre como meta trabalhar de forma sintonizada com a realidade social e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. A população de Belém será a principal beneficiária dos frutos desta cooperação”, pontuou.

Ao recordar seu vínculo com a UFPA como egresso da instituição, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou o orgulho de ter a UFPA como parceira e a importância das universidades e da ciência para a transformação de realidades: “Essas ações de cooperação, solidárias, só reafirmam que o poder público pode fazer muito e as universidades públicas têm uma contribuição estratégica para o desenvolvimento, para que este seja expressão do sonho de uma sociedade mais justa, ecologicamente equilibrada e democrática, com transparência, participação, em que os interesses dos cidadãos predominem”.

Projetos em vista – Os gestores citaram exemplos de projetos em planejamento, como investimento em agricultura urbana e ações para o cultivo de plantas medicinais, que possam alimentar o sistema de saúde municipal para o uso em tratamentos fitoterápicos.

Na área de arquitetura e urbanismo, serão desenvolvidos projetos voltados à revitalização do centro histórico, planejamento urbano e criação de novos modelos arquitetônicos para escolas da educação básica, mais integrados às condições climáticas e à biodiversidade da região, como discutido em seminário realizado na última segunda-feira, 21 de junho, com a participação do reitor da UFPA e do prefeito de Belém.

Equipes de trabalho – Para o desenvolvimento dos diversos projetos, várias equipes da UFPA e da Prefeitura de Belém estarão envolvidas. Por isso também participaram da sessão de assinatura do convênio o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Jr.; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; e o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa.

Das equipes da prefeitura, estiveram presentes a secretária de Educação do Município de Belém, Márcia Mariana Bittencourt Brito; a secretária de Administração, Jurandir Santos de Novaes; o secretário de Saúde, Maurício Bezerra; a coordenadora-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda – Ver-O-Sol, Georgina Tolosa Galvão; e o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa); acompanhados de diretores e membros das equipes técnicas das secretarias.