Home Universidades Federais UFPA – Convênio com Prefeitura de Belém promoverá cooperação em diversas áreas estratégicas

UFPA – Convênio com Prefeitura de Belém promoverá cooperação em diversas áreas estratégicas

0
0

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinaram convênio de cooperação para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas estratégicas para o município. O documento formaliza uma série de parcerias já em desenvolvimento e outras a serem estruturadas. Em março deste ano, o reitor e o prefeito fizeram reunião para levantar as possibilidades de parceria.

Entre as linhas gerais do convênio, estão ações para a melhoria da gestão pública, de forma democrática e participativa; o desenvolvimento de políticas urbanas e ambientais; a realização de projetos sociais e de garantia de direitos; a geração de renda com sustentabilidade e inovação; a promoção da cidadania por meio da cultura e da comunicação; a valorização da diversidade e as interações internacionais. A cooperação pretende também proporcionar mais oportunidades de formação para gestores, servidores municipais e estudantes, por meio de cursos e estágios, além de otimizar recursos financeiros e patrimoniais.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, a Universidade pode fazer muito pela população de Belém, com o conhecimento técnico, científico e cultural produzido na Instituição: “Sempre buscamos interagir com o poder público, colocando à disposição o conhecimento e a capacidade técnica que temos, de modo a contribuir com a elaboração e execução de políticas públicas. A Universidade tem sempre como meta trabalhar de forma sintonizada com a realidade social e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. A população de Belém será a principal beneficiária dos frutos desta cooperação”, pontuou.

Ao recordar seu vínculo com a UFPA como egresso da instituição, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou o orgulho de ter a UFPA como parceira e a importância das universidades e da ciência para a transformação de realidades: “Essas ações de cooperação, solidárias, só reafirmam que o poder público pode fazer muito e as universidades públicas têm uma contribuição estratégica para o desenvolvimento, para que este seja expressão do sonho de uma sociedade mais justa, ecologicamente equilibrada e democrática, com transparência, participação, em que os interesses dos cidadãos predominem”.

Projetos em vista – Os gestores citaram exemplos de projetos em planejamento, como investimento em agricultura urbana e ações para o cultivo de plantas medicinais, que possam alimentar o sistema de saúde municipal para o uso em tratamentos fitoterápicos.

Na área de arquitetura e urbanismo, serão desenvolvidos projetos voltados à revitalização do centro histórico, planejamento urbano e criação de novos modelos arquitetônicos para escolas da educação básica, mais integrados às condições climáticas e à biodiversidade da região, como discutido em seminário realizado na última segunda-feira, 21 de junho, com a participação do reitor da UFPA e do prefeito de Belém.

Equipes de trabalho – Para o desenvolvimento dos diversos projetos, várias equipes da UFPA e da Prefeitura de Belém estarão envolvidas. Por isso também participaram da sessão de assinatura do convênio o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Jr.; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; e o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa.

Das equipes da prefeitura, estiveram presentes a secretária de Educação do Município de Belém, Márcia Mariana Bittencourt Brito; a secretária de Administração, Jurandir Santos de Novaes; o secretário de Saúde, Maurício Bezerra; a coordenadora-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda – Ver-O-Sol, Georgina Tolosa Galvão; e o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa); acompanhados de diretores e membros das equipes técnicas das secretarias.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Prêmio Andifes de Jornalismo 2021

Cartaz do Prêmio Andifes de Jornalismo 2021 Regulamento do Prêmio Andifes de Jornalismo 20…