FURG realiza a primeira reunião do Comitê de Inovação e Tecnociência Solidária

Reunião implanta governança para ações de inovação e tecnociência solidária na região

O Comitê de Inovação e Tecnociência Solidária da FURG teve sua primeira reunião, com mais de 30 integrantes da universidade e da comunidade. O comitê é formado por representantes da reitoria, prefeituras dos municípios em que a universidade possui campus, setores produtivos, diretores de unidades acadêmicas e de campi fora da sede, gestores dos ambientes de inovação e tecnociência solidária, bem como membros eleitos pela comunidade interna da FURG nas áreas de inovação e de tecnociência solidária. A reunião aconteceu na última sexta, 18.

No encontro virtual, o reitor Danilo Giroldo apresentou as competências do comitê, destacando a importância deste espaço de interação com a sociedade para promover atividades de inovação e tecnociência solidária com potencial para transformar realidades. A possibilidade de desenvolver inovação tecnológica para retornar o conhecimento aplicado à comunidade representa um mecanismo de incentivo para unir ciência e sociedade. “Dessa forma, com todo o protagonismo dos territórios onde a FURG se faz presente, a implantação desta governança coloca a instituição na vanguarda da compreensão sobre inovação e qual o seu potencial de transformação social”, avalia o reitor.

Ainda segundo Danilo, o conceito de inovação trabalhado na FURG é inédito. “Integramos os conceitos e metodologias da inovação tecnológica, da economia solidária e da cultura, pois elas são atividades com aderência ao marco legal da inovação”, explicou. Para o reitor, é necessário colocar as capacidades instaladas da instituição a serviço das demandas da sociedade. “Essa ação vem para facilitar, proporcionar caminhos ágeis e efetivos. Por isso precisamos deste comitê tão plural e tão amplo”, apontou.

Na sequência, o gestor apresentou o marco legal da inovação e a própria política que rege a equipe, destacando os principais pontos e aspectos em que as diferentes representações presentes na reunião poderiam desenvolver atividades conjuntas para o desenvolvimento social e territorial. Os representantes de setores envolvidos diretamente com as atividades de inovação e tecnociência solidária apresentaram as capacidades instaladas e as possibilidades de ações de seus respectivos setores, introduzindo conceitos e metodologias de trabalho para familiarizar os participantes do comitê, externos à comunidade acadêmica.

Momento histórico para a FURG
A implementação do comitê consolida um importante propósito de construir ações em conjunto, pensando projetos estruturantes que integrem, ao mesmo tempo, ações de base solidária e de base tecnológica num processo intenso e colaborativo entre todos os setores envolvidos. A proposta prevê, assim, uma nova possibilidade concreta para efetivamente construir uma cultura acadêmica que reverbere em transformação dos territórios.

A implantação do comitê diretivo de inovação e tecnociência solidária, sob a presidência do reitor Danilo Giroldo, estrutura oficialmente o Sistema Institucional de Estímulo à Inovação e à Tecnociência Solidária (Sieits/FURG), previsto na política de inovação e tecnociência solidária. O Sieits inclui ainda os ambientes de inovação tecnológica, coordenados pelo parque Tecnológico (Oceantec), e de Tecnociência e Economia Solidária, coordenados pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social (Nudese), cujos planejamentos de ações foram já apresentados e aprovados na reunião.

O Comitê tem a prerrogativa de, também, estabelecer as diretrizes gerais e as orientações necessárias para estimular as atividades de Inovação e Tecnociência Solidária desenvolvidas pela FURG em parceria com os demais setores que integram o comitê.

Próximas ações
Com uma nova reunião marcada para julho, o comitê de inovação e tecnociência solidária da FURG promoverá atualizações na própria política, com vistas à recente criação da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), e em outras normativas relacionadas com a inovação tecnológica e a tecnociência solidária. Além disso, de acordo com o reitor, o próximo encontro estabelecerá mecanismos e estratégias de interação entre os ambientes de inovação e de tecnociência solidária, com foco no planejamento já aprovado pelo comitê.