Portal G1- Estudo da Unifal-MG aponta que Sul de MG continua sendo a região mais atingida pela pandemia no estado

Conforme estudo, atual nível de contágio na região é 67% maior do que o observado para todo o estado.

Estudo da Unifal-MG aponta que Sul de MG continua sendo a região mais atingida pela pandemia no estado Reprodução EPTV

Novo estudo divulgado pela Universidade de Alfenas (Unifal-MG) aponta que o Sul de Minas continua sendo a região mais atingida pela pandemia no estado. O atual nível de contágio na região é 67% maior do que o observado para todo o estado. Pela terceira semana, a região manteve a estabilidade em novos casos da Covid-19.

Embora estável, a incidência na região se encontra muito alta, com uma média móvel diária de 1.686 casos na semana. Isso tem sido decisivo para manter uma média diária de novas internações acima de 100 e de mortes acima de 30.

O estudo aponta que o feriado de Corpus Christi pode estar associado aos mais de 2 mil casos diários registrados em 15, 16 e 17 de junho. O efeito do Dia dos Namorados ainda poderá acontecer nos registros a partir do dia 24.

Conforme o estudo, isso projeta até o fim de junho e meados de julho, ainda uma situação crítica de internações e óbitos na região. Em 21 de junho, todas as regionais de saúde da região apresentaram tendência de crescimento em novos óbitos.

Por causa do efeito protetor da vacina na população idosa, de abril para maio, a taxa de mortalidade nesse segmento diminuiu. Mas internações atualmente tendem a ser de pessoas mais jovens com uma permanência hospitalar maior. Assim, os óbitos registrados agora, podem refletir os casos registrados há mais de um mês.

Conforme o estudo da Unifal-MG, isso torna preocupante a estratégia de se flexibilizar medidas em fundação da diminuição na ocupação de leitos e reforça a necessidade de se priorizar a diminuição de novos casos. O estudo ressalta que “é fundamental que seja associada a vacinação com medidas firmes de contenção do contágio”.

Fonte: Portal G1