UFCSPA – Banda Virtual faz pré-estreia de nova música em live

Maestro e instrumentistas falam sobre a história, desafios e projetos da banda para 2021.

Na segunda-feira (28), foi realizada live da “Banda Comunitária da UFCSPA: muita história pra contar” no canal do YouTube do Núcleo Cultural da UFCSPA. Participaram o maestro do grupo Marcelo Rabello dos Santos e os instrumentistas Rô Santos e Sérgio Nunes Antonio, com mediação do educador Léo Rocha.

Durante a live houve a pré-estreia de Wave, nova gravação da Banda que vem atuando, em formato virtual, desde abril de 2020. A música, em estilo bossa nova, é um dos clássicos de Antônio Carlos Jobim. Wave é a primeira música do álbum homônimo, gravado em 1967, nos Estados Unidos. A interpretação da banda terá arranjo do maestro do grupo. No dia 29 houve o lançamento oficial em todas as redes sociais do Núcleo Cultural e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Nesta apresentação participaram 22 instrumentistas que tocam: flauta doce, clarinete, saxofones, escaleta, trompete, trombone, bombardino, violinos, violão, baixo elétrico, tamborim, metalofone, cajón, pandeiro, chocalho e bateria.

A Banda Virtual é um projeto que tem como característica a inclusão social. Nasce em 2013, atuando na região central, no campus da UFCSPA, e no Bairro Rubem Berta, onde ensaiava presencialmente até a pandemia. A grande maioria dos músicos são da Zona Norte da capital. Com um repertório eclético, o grupo interpreta músicas de diferentes estilos e nacionalidades, desde a tradicional de banda até a popular.